Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Restaurantes: conheça o melhor da culinária peruana

A- A+

Em 2012 e 2013, o Peru recebeu o prêmio de Melhor Destino Culinário do Mundo, na cerimônia do World Travel Awards. Embora possa parecer surpresa para quem não é familiarizado com a gastronomia do país, seus pratos e restaurantes têm ganhado casa vez maior destaque no cenário internacional. Além dos pontos turísticos, esse é mais um item para incluir no seu roteiro de viagem ao país vizinho.

Gastronomia em destaque nos restaurantes

iStock_000019679480_Small

Lomo saltado é preparado com tiras de carnes

No Peru, não é nada difícil encontrar um bom restaurante, mesmo entre os mais simples e econômicos. De acordo com Maísa Campos, cozinheira e blogueira, a cozinha peruana é, antes de mais nada, multicultural, com influências europeias, orientais, indígenas e crioulas.

“Desta fusão de todas as partes do mundo, nasce uma cozinha única e com muita identidade“, explica Maísa.

Essa é uma característica que sempre esteve presente, mas que só passou a ser notada, internacionalmente, há pouco tempo. Entre os pratos típicos estão o lomo saltado, o ceviche, o cuy, a causa rellena e os pimentones rellenos.

Veja os melhores restaurantes da capital peruana

Central

No ano passado, a revista britânica Restaurant, que promove a cada ano uma lista com os melhores restaurantes do mundo, elegeu o Central como o melhor da América Latina. No ranking mundial, ele ficou em 15º. Criado pelo chefe Virgilio Martinez, que divide o comando com Pía León, sua especialidade é o polvo ao carvão roxo. Antes de abrir seus restaurantes no Peru, Virgilio passou por cozinhas de Londres, Nova Yorque, Cingapura, Bogotá e Madri.

Astrid y Gastón

Na segunda colocação da lista latina da Restaurant está o Astrid y Gastón. Fundado em 1994 por Astrid Gutsche e Gastón Acurio, chefe mundialmente reconhecido e considerado o embaixador da culinária peruana. O local representou o pontapé inicial para que a culinária do país ganhasse o mundo. As especialidades são a truta, a graviola e o pato.

La Mar

É impossível falar em restaurantes e gastronomia peruana pensar no ceviche, um prato composto por peixe cru marinado em suco de limão. Essa é a especialidade do La Mar, do chef Anthony Vásquez, um dos restaurantes indicados por Maísa Campos. Se você quer saborear a iguaria, programe-se. É comum que o restaurante conte com longas filas de clientes que também aguardam para apreciar a comida local.

Um dos principais pratos servidos no país, o ceviche costuma conquistar os turistas. Foto: iStock, Getty Images

Um dos principais pratos servidos no país, o ceviche costuma conquistar os turistas. Foto: iStock, Getty Images

Rafael

Outra indicação de Maísa é o restaurante que leva o nome de seu chefe, Rafael Osterling. Ele se destaca na culinária nikkei, uma fusão entre a cozinha peruana e japonesa. No Rafael, você encontra carnes assadas na churrasqueira e, principalmente, os frutos do mar preparados de uma maneira especial. Outro diferencial é o design do ambiente.

Gostou das dicas sobre restaurantes peruanos? Comente!

queda do dólar
como montar uma empresa de churros
viagens econômicas pelo Brasil
como economizar na limpeza
preço do dólar turismo
melhores destinos no sul do brasil