Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Restaurante self service: descubra o que é preciso para abrir o seu

A- A+

Muitos apaixonados por gastronomia sonham em abrir um restaurante self service. Afinal, o que pode ser melhor que ganhar dinheiro fazendo o que se gosta? Mas tome cuidado: antes da cozinha, é preciso ter uma boa experiência com gestão.

Como abrir um restaurante self service

O Sebrae orienta que, antes de mais nada, se faça um bom plano de negócios. Esse planejamento ajuda muito a reduzir riscos. A contratação de alguns profissionais específicos, seja de forma temporária ou permanente, também é necessária. Por isso, será preciso fazer um bom investimento.

Também é importante, conforme a entidade, definir uma forma de atuação e o público alvo. O restaurante self service é mais indicado para regiões comerciais com grande fluxo de pessoas. Nesses locais, o pico de movimento é no horário de almoço.

E não se descuide do faturamento: o lucro líquido nunca pode ser menor que 4% do investimento. Se ficar abaixo desse percentual, é um sinal de que há algo errado.

Pessoas em restaurante self service

Restaurante deve ter cardápio variado, bom atendimento e higiene impecável. Foto: iStock, Getty Images

Check list do seu restaurante self service

Para abrir seu restaurante, siga os passos a seguir e veja do que você vai precisar:

Plano de negócios

É uma espécie de estudo, com os objetivos, os passos que devem ser dados para atingir as metas, a definição de um público-alvo, os valores que serão investidos, a projeção de faturamento, o custo de local, dos profissionais, enfim, tudo o que envolve o negócio. O próprio Sebrae disponibiliza uma cartilha que ensina a fazer.

Planejamento

Esse item é diferente do anterior. Especificamente, ele se refere ao planejamento mensal, semanal ou diário da empresa. Uma sugestão é criar indicadores para acompanhar o desempenho das tarefas diárias. Assim, você conta com uma metodologia para ganhar em agilidade e eficiência.

Arquiteto ou engenheiro

Seja para construir um prédio novo ou para adaptar um local, há normas específicas para o trabalho no ramo de alimentação. Além disso, é necessário apresentar uma planta do futuro empreendimento à prefeitura. Por isso, esses profissionais são imprescindíveis para o início das atividades.

Definição do seu público

Se você quer abrir um restaurante self service, o horário de maior movimento será certamente o almoço. Para conseguir um público maior, a localização é fundamental. Procure investir nesse quesito, pois ele é vital para a sobrevivência do negócio.

Definição dos serviços

A tempero é importante, sim. Mas nem só de boa comida é feito o sucesso de um restaurante. É necessário ter um cardápio variado. O que isso significa? Opções de carne, frango e peixe, variedade de saladas e um carinho especial com a sobremesa.

Além disso, uma boa higiene, conforto, bom atendimento e um preço adequado ao que é oferecido completam os requisitos.

Diferencial

Tudo o que foi exposto acima é pré-requisito obrigatório. Mas você pode ir além. Ter algo que marque o seu estabelecimento no mercado é uma qualidade que vai fazer toda a diferença no sucesso do negócio. O que o seu restaurante tem que os concorrentes não têm? Tenha um diferencial a oferecer ao cliente.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para abrir seu restaurante? Compartilhe!

como abrir uma pizzaria
como lucrar vendendo cachorro quente
como montar uma pastelaria
inflação nos alimentos
comer peixe
almoço por quilo