Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Renda pessoal: como fazer seu salário render mais

A- A+

Fazer com que a renda pessoal seja suficiente para chegar ao fim do mês com saldo positivo e ainda sobrar dinheiro para guardar nem sempre é tarefa fácil. De acordo com estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), entre março e abril deste ano, cerca de 600 mil consumidores foram incluídos em listas de devedores negativados.

No total, já são 55,3 milhões de devedores, número que equivale a 37,9% da população entre 18 e 95 anos. Quer saber como fazer o seu salário render e manter você longe do vermelho? Não há receita exata ou milagres, mas seguir as dicas abaixo pode ajudar.

Dicas para aumentar a renda pessoal

Redução de gastos

Para quem quer ver o seu salário render, o primeiro passo precisa ser economizar. Como explica a corretora de seguros e coach financeira, Joana D’arc Santos Oliveira, o importante é definir, desde o início, um objetivo claro, que permita a você compreender por que está poupando.

“Estabelecer uma meta financeira, com definição de prazo, estimula o poupador a abrir mão de consumo desnecessário para guardar mais dinheiro. Ele vai observar o volume das reservas aumentando com os rendimentos e se sentir  mais próximo de sua conquista”, complementa.

Para chegar ao objetivo, lembre-se de sempre anotar seus gastos. Na hora de olhar os números, fica mais fácil identificar quais gastos não são necessários e podem ser diminuídos ou mesmo cortados.

Especialização profissional

Quando o assunto é trabalho, a regra é não se acomodar. Se o seu cargo não paga o suficiente, talvez seja hora de buscar outras opções. Cursos de especialização podem ser uma boa maneira de aumentar seus conhecimentos e também as chances de ver o seu esforço reconhecido. A meta que vai incentivar você a poupar pode ser até mesmo a volta aos estudos.

Caso você possua a vontade de iniciar um empreendimento próprio, o curso pode ser voltado à área de gestão empresarial. Mas é preciso cuidado, não basta apenas empenho para iniciar um negócio. Faça uma análise e verifique se há capital financeiro disponível, quais são os riscos envolvidos e, se possível, consulte especialistas. O ideal é pensar em uma empresa que exija pouco investimento inicial, o que diminui o impacto caso o plano não saia dentro do esperado.

Economizar é fundamental para quem quer ver a renda pessoal aumentar. Foto: iStock, Getty Images

Economizar é fundamental para quem quer ver a renda pessoal aumentar. Foto: iStock, Getty Images

 Investimento em renda fixa

Outra forma de fazer a sua renda pessoal aumentar é com investimentos de renda fixa. A aplicação mais conhecida é a caderneta de poupança. Mas ela possui um baixo rendimento, em torno de 7% ao ano, e só é recomendada quando o objetivo é guardar dinheiro para atingir um objetivo com prazo já definido, sem pretensões específicas de lucro.

Se a meta é poupar o suficiente para adquirir um bem de consumo em poucos meses, a indicação do educador financeiro do Instituto Alcance, Farney Coutinho Moreira, é investir no Certificado de Depósito Bancário (CDB). Com a taxa de juros em alta, essa é uma opção de renda fixa que pode trazer rendimentos melhores.

Comprar títulos do Tesouro Direto é mais uma possibilidade que dá segurança. O educador destaca que, mesmo para quem possui pouco dinheiro e experiência no mercado financeiro, esses são investimentos acessíveis.

Conta pré-paga ajuda a controlar a renda pessoal

Quer uma forma prática e segura de guardar o seu dinheiro? Então conheça o Vivo Zuum,Se você gosta da ideia de ter um cartão pré-pago, uma conta pré-paga no celular. Com Zuum você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda. O melhor é que você só gasta o que estiver disponível na conta e não tem surpresas com a cobrança de juros.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação
Gostou das dicas sobre renda pessoal? Compartilhe!
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria