Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Relaxe e economize com dicas para montar seu spa em casa

A- A+

Cuidar do corpo e da beleza é algo que ajuda a relaxar e elevar a autoestima, mas pode custar caro. Para economizar, você pode levar o salão para mais perto e fazer um dia de spa em casa. Já pensou na ideia? Com ingredientes simples, usados no dia a dia da cozinha ou do toilette, você consegue reproduzir tratamentos profundos e de alta eficiência – e o melhor: sem pesar no bolso.

Mulher faz spa em casa

Preparar dia de spa exige planejamento, mas garante economia e relaxamento. Foto: iStock, Getty Images

Divida o seu dia de spa em casa

Os valores cobrados por um tratamento em um spa de verdade variam, conforme o pacote, a região e o tipo de serviço contratado. Mas é certo que exige um aporte financeiro muito maior do que cuidar de si mesmo em casa: sessões individuais ao custo de pelo menos R$ 200 ou tratamentos semanais que ultrapassam os R$ 5 mil.

Mas criar um spa em casa exige planejamento e organização. Se o objetivo é relaxar, não adianta passar o dia correndo atrás de um ou outro produto, certo? Então, programe-se com as quatro dicas a seguir:

Comece pela lista

Liste todas as áreas do corpo das quais você deseja cuidar, escolha as receitas que vai usar e os ingredientes. Elimine da lista os que você tem em casa e vá às compras.

Defina os procedimentos

Organize os cuidados por grandes áreas. Pretende cuidar das mãos e pés? Eles contam como pele e corpo, assim como esfoliações, drenagens e depilação. Cabelos também merecem cuidado nesse dia. Lavagem com shampoo antirresíduos, hidratação, blindagem com óleo e uma escova são algumas ideias.

Marque na agenda

A jornalista e blogueira Fabiana Scaranzi indica que você organize as atividades do dia por horários. Assim, você não esquece de nada e consegue dar a devida atenção para cada cuidado. Programe uma hora para acordar, nem muito cedo e nem muito tarde. Que tal às 9h? O seu dia vai render, mas não haverá cansaço.

Cuide da alimentação

Outra dica é adotar uma alimentação reforçada, mas de baixa caloria, ao longo do dia. Tudo para manter o metabolismo em pleno funcionamento, evitando inchaços e melhorando a aparência da pele. Reserve uma hora para praticar exercício aeróbicos. Eles ajudam a eliminar toxinas, queimam calorias e ainda proporcionam uma dose diária de exposição solar.

Você vai se interessar por:

Cuidados com 4 áreas do corpo

Chegou a hora de colocar o seu spa em casa em prática. Confira os cuidados com quatro regiões do corpo:

Rosto

Comece o tratamento do rosto pela pele. Uma esfoliação com creme hidratante, mel e açúcar ajuda a eliminar as células mortas. Para eliminar as rugas, faça uma máscara com claras de ovos e amido de milho.

Na hidratação, aposte na mistura de abacate, morangos e suco de laranja. Os óleos e vitaminas prometem cuidados profundos.

Depois disso, vá para os retoques. Depilação de sobrancelhas e buço, com cuidado para não errar nos acabamentos. Use cera quente para o buço, mas opte pela pinça para a sobrancelha, já que você não estará enxergando com clareza.

Olheiras

As olheiras são um caso à parte. Inchadas e escuras, elas podem complicar qualquer tipo de maquiagem e incomodam muitas mulheres. A eliminação só pode ser feita com tratamento dermatológico, mas é possível conseguir uma redução momentânea a partir da aplicação de compressas de chá verde e de camomila geladas. O frio diminui o efeito do inchaço.

Cabelos

Os cabelos também podem ter a hidratação e o brilho renovados utilizando ingredientes da cozinha. A polpa de um abacate, batida com a clara de um ovo e um litro de água, forma uma máscara de hidratação profunda que deve agir durante 20 minutos nos fios. Depois disso, um enxágue completo é necessário.

Corpo

Depois dos pequenos detalhes, é hora de cuidar do resto do corpo. Esfolie a pele com uma mistura de borra de café e açúcar mascavo. Depois faça uma drenagem nas pernas e no abdômen para eliminar gorduras localizadas. Algumas gotas de semente de uva ajudam a deslizar a mão em movimentos circulares que vão e vêm pela região inferior.

Cuide também das extremidades. Passe vaselina sólida ou silicone nas mãos e coloque luvas de borracha para potencializar a ação. Nos pés, pomada para assaduras infantis e óleo de amêndoas. Vista meias e aguarde 30 minutos.

Para finalizar, um bom banho. Retire todos os resíduos dos tratamentos aplicados e escolha o seu canto preferido da casa para descansar.

 

Todos os ingredientes usados nas receitas são baratos e fáceis de encontrar. Ao seguir esses passos, além de cuidar bem da sua beleza, o bolso sai satisfeito. Se gostou das dicas, compartilhe esse conteúdo!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém