Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Reforma de imóveis para venda: nem tudo ajuda no bom negócio

A- A+

Uma nova pintura ou a troca de um piso quebrado são esforços de valorização do seu lar, pensando em uma futura negociação. Mas nem tudo vale a pena quando o assunto é reforma de imóveis para venda. Mesmo que queira deixar a casa atraente para os possíveis compradores, alguns gastos nessa etapa não compensam.

A justificativa é simples: ainda que a sua intenção seja das melhores, algumas modificações no imóvel podem gerar um custo elevado e que não será coberto pelo preço da venda. Em outras situações, mesmo que a mudança seja do seu agrado, pode ser o oposto do que o comprador busca, causando uma impressão ruim e prejudicando o negócio.

Trabalhando na reforma de imóveis para venda

Modificações na pintura e também no piso podem ser válidas para vender o imóvel. Foto: iStock, Getty Images

Prós e contras da reforma de imóveis para venda

Você vai vender sua casa e está decidido a dar um upgrade no visual. Está pensando corretamente, afinal, a valorização ajuda a conseguir um preço melhor. Mas vá com calma: veja a seguir exemplos de reforma de imóveis para venda e entenda o que é válido ou não em termos de modificações no espaço.

O que vale fazer

Pintura

O menor dos gastos que se tem com a pintura é a parte final, ou seja, as tintas. O mais complicado – e mais caro – é a parte de descascar as rachaduras, passar massa corrida e lixar. Por isso, optar por um imóvel com as paredes em dia significa um gasto a menos para o comprador.

Troca de piso

O piso não é apenas uma questão estética. Vender um imóvel com carpete pode ser mais difícil do que um com piso frio, por exemplo. Por isso, essa é uma modificação que pode não sair tão cara e que vai ajudá-lo a vender mais rápido, sem alterar muito o valor.

Instalações elétricas e hidráulicas

Ambas são muito trabalhosas e só vale a pena mexer nelas quando você está disposto a quebrar paredes e investir um valor maior – pois nunca se sabe ao certo o que precisará ser modificado. E não se trata de algo tão simples. Contudo, deixar a casa pronta para morar facilita bastante a venda.

Modificações que pesam no bolso

Transformar quarto em closet

Sua casa conta com aquele quartinho pequeno que ninguém usa e você quer transformá-lo em um closet? Cuidado. Isso exige transformações na peça e torna a venda mais difícil depois. Afinal, para famílias com filhos, mais vale um cômodo extra do que um quarto inteiro para guardar vestuário e acessórios de moda.

Construir cômodos específicos

Você adora a telona e quer adaptar um quarto para construir um cinema em casa? Pode parecer sedutor, até mesmo para quem irá comprar o imóvel depois. O problema é que o custo é alto, sendo provável que o valor de avaliação não cubra os gastos necessários oferecer esse luxo.

Adaptar a garagem para outros fins

Você sonhava com um quarto extra e resolveu adaptar toda a garagem? Ou transformou-a em uma cozinha para preparar seus quitutes? A má notícia é que a maioria dos compradores nem irá visitar uma casa sem garagem. Portanto, é melhor evitar gastar dinheiro com transformações que não acrescentarão nada na hora da venda.

Construir piscina

Sonho de consumo de muitos para se refrescar no calor escaldante do verão, a piscina não é um item interessante para favorecer a venda – pelo menos do ponto de vista financeiro. O custo para construí-la é alto e dificilmente será coberto na negociação. Pode até ser vantajoso se você ainda vai aproveitar a casa por um bom tempo. Mas se a intenção é vendê-la em seguida, melhor é esquecer essa ideia.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Se você é dono de um imóvel, para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

E para você, quando vale apostar na reforma de imóveis para venda? Comente!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro