Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Reforma da casa: confira vantagens de contratar ajuda profissional

A- A+

reforma da casa não é uma tarefa fácil. Para que o resultado saia como o esperado e que o seu orçamento não seja comprometido, planejamento detalhado e suporte profissional  são importantes.

Planejamento para a reforma da casa

Antes de começar a destruir paredes e trocar os móveis de lugar, é essencial desenvolver um projeto de reforma. Com ele, fica mais fácil estipular prazos, determinar os detalhes a serem alterados e garantir que as mudanças fiquem o mais próximo possível daquilo que você imaginou desde o início.

“Sem falar na questão da economia, pois um bom planejamento da obra pode diminuir consideravelmente os custos, tanto de serviços quanto de materiais”, destaca a arquiteta Fernanda Marques.

Ao construir o planejamento com a ajuda profissional, é possível confrontar os desejos de mudanças com as possibilidades gerais, analisando questões espaciais, estruturais, custos e prazos.

Antes de iniciar a reforma da casa, é fundamental ter um projeto com todos os detalhes. Foto; iStock, Getty Images

Antes de iniciar a reforma da casa, é fundamental ter um projeto com todos os detalhes. Foto; iStock, Getty Images

Vale contratar arquiteto para a reforma da casa?

Para reformas em que a ideia é dar um toque de sofisticação ao ambiente, o arquiteto pode trazer contribuições decisivas. É ele quem vai desenhar o projeto e auxiliar no processo de contratação da mão de obra, além da compra dos materiais mais adequados.

“Contratar um profissional é essencial para um bom resultado. Além de questões de segurança, que podem colocar em risco a vida dos moradores, só um profissional habilitado pode fornecer as melhores soluções do ponto de vista estético, funcional e de conforto ambiental”, opina Fernanda.

Considere também que, se você não for especialista na área, é provável que não tenha o conhecimento adequado sobre as melhores opções disponíveis no mercado e pode acabar errando na escolha, seja porque a nova disposição não facilita o dia a dia ou ainda porque os novos móveis não transmitem a ideia que você gostaria.

Se a reforma da casa envolve apenas mudança de decoração ou troca de mobília, a contratação de um designer de interiores pode ser suficiente para o seu caso. Ele pode auxiliar você a encontrar as melhores combinações, aliando conforto e estilo.

Por exemplo, se você vai reformar um quarto, incluindo a troca de armários, o designer vai criar o projeto de acordo com as suas necessidades – mais cabides, prateleiras e gavetas, por exemplo. Caso você já tenha uma cama, ele fará com que o restante do projeto se adeque ao tamanho dela. O importante é que, antes de iniciar o processo, você faça uma pesquisa e defina qual opção melhor se encaixa nas suas condições.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Na hora de fazer a reforma, é bom estar preparado para os imprevistos. Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer seguro do local. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

Esse tipo de assistência oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou de manutenção. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Você também pretende fazer a reforma da casa? Comente!

almofadas para sofá
preço de imoveis começa a cair
como abrir uma empreiteira
como economizar na limpeza
investir em imóveis
parcelar festa de casamento