Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Refinanciamento de imóvel: saiba quando vale a pena

A- A+

Você já ouviu falar em refinanciamento de imóvel? Essa é uma modalidade de concessão de crédito ainda pouco conhecida no país, mas que oferece vantagens a quem precisa de um empréstimo para quitar dívidas mais caras ou mesmo iniciar um novo negócio.

Como funciona o refinanciamento de imóvel

O benefício oferecido pelo refinanciamento de imóvel é a taxa de juros mais baixa, que segundo o economista Matheus Gonzalez, está entre as menores oferecidas no mercado. O motivo é simples: ao contratar essa opção, o seu imóvel, seja ele comercial, residencial ou mesmo um terreno, é dado como garantia para que o empréstimo ocorra.

Quem solicita o crédito deve ser o dono do imóvel que vai fazer parte do negócio. Apesar disso, as instituições financeiras costumam avaliar também a sua renda, para ter certeza de que o dinheiro solicitado pode ser pago mensalmente. No total, é possível financiar até 60% do valor que a propriedade possui e um prazo que pode ser estendido em até 300 meses.

O refinanciamento de imóvel é uma opção para quem deseja realizar um empréstimo com juros menores. Foto: iStock, Getty Images

O refinanciamento de imóvel é uma opção para quem deseja realizar um empréstimo com juros menores. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao realizar o refinanciamento de imóvel

Apesar dos juros baixos e convidativos, o consumidor precisa estar atento a algumas regras e custos do refinanciamento. Tenha consciência desde o início de que, em caso de inadimplência, é possível perder o imóvel que foi dado como garantia para a liberação do empréstimo.

Ou seja, tenha a certeza de que o dinheiro solicitado vai ser devolvido ao banco de acordo com os termos firmados no contrato. Para isso, avalie o seu orçamento e faça uma estimativa de qual é o valor máximo que a parcela pode ter, sem riscos de comprometer as finanças.

Não esqueça de incluir no cálculo as taxas envolvidas, como é o caso do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Antes ainda, verifique se todos os documentos do imóvel estão em dia e registrados. Com tudo em ordem, você acelera o processo de análise e recebimento do dinheiro.

 

Assistência em emergências

Manter o seu imóvel em bom estado de conservação ajuda na hora em que ele é avaliado para um refinanciamento – e também facilita a sua rotina. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre refinanciamento de imóvel? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
não consigo pegar empréstimo
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
cooperativa habitacional