Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Reduzir, reutilizar e reciclar: atitudes ajudam o meio ambiente e aliviam o bolso

A- A+

Reduzir, reutilizar e reciclar, apesar de parecer um slogan de alguma campanha a favor do meio ambiente, tem tudo a ver com o seu dinheiro. Ao realizar as ações do chamado 3R’s, além de estar contribuindo para o bem da natureza, você aprende a gastar menos.

Para o educador financeiro Pedro Madureira, os 3R’s devem ser adotados em todas as residências, com o objetivo de auxiliar a vida econômica das famílias.

Mas para dê certo, alerta, é preciso disciplina, comprometimento e força de vontade. “É importante que seja feita uma reunião familiar e que todos se comprometam a ajudar para que não se sobrecarregue somente uma pessoa”, completa.

Mulher pratica os 3 Rs: reduzir reutilizar e reciclar

Com o consumo consciente, é possível reduzir gastos e controlar o orçamento. Foto: iStock, Getty Images

Reduzir, reutilizar e reciclar e o seu dinheiro

Com a ajuda de todos, fica mais fácil conseguir implementar as três ações na sua casa e realizar a tão sonhada economia.

Para o educador financeiro, ao reduzir, reutilizar e reciclar, você economiza um dinheiro que pode ser usado posteriormente para a realização de um objetivo, como o pagamento de dívidas, por exemplo.

Primeiramente, pode-se reduzir o desperdício, comprando somente o necessário. Em segundo lugar, ao reutilizar produtos em casa ou no trabalho, também estará evitando gastar recursos, além de diminuir o volume de lixo. E, por último, a reciclagem pode ser uma alternativa de renda para o seu orçamento.

Segundo Madureira, essas ações também podem servir de ensinamento para seus filhos criarem uma mentalidade ecológica, ao mostrar que, além de ajudar o meio ambiente, é possível poupar dinheiro para a realização dos seus sonhos.

Uma alternativa para fugir das dívidas

Para quem possui dívidas, reduzir, reutilizar e reciclar pode ser uma alternativa para ajudar a sair do vermelho. “A pessoa que quer quitar os seus débitos pode ter ganhos financeiros e redução de despesas com essa nova forma de viver e, assim realizar o seu sonho, que é sair das dívidas”, explica Madureira.

Os 3R’s podem funcionar com uma metáfora, na qual reciclar pode representar uma mudança de atitude, lembrando que as ações passadas levaram ao cenário atual.

Essa nova postura pode ajudar a quitar suas pendências, mas só isso não basta. “É preciso colocar tudo na ponta do lápis, e mostrar em números que é possível sair do vermelho”, finaliza o educador.

Você vai se interessar por:

Conheça alternativas para evitar o plástico das sacolas de compras

Casa sustentável é mais cara? Veja soluções ambientais mais acessíveis

Reciclagem de eletrônicos faz bem ao meio ambiente e à economia

Lixo reciclável por dinheiro

Uma máquina que devolve dinheiro a quem insere materiais recicláveis nela seria uma maneira atrativa de reciclar, não é? Pois a Greenbean Recycle, criada pelo engenheiro zambiano Shanker Sahai, faz mais ou menos isso.

Cada pessoa que deposita lixo no sistema ganha um perfil on-line de interação social, no qual confere a quantidade de materiais já recolhidos e ainda pode competir com outros usuários. Segundo o criador, a disputa é uma forma de estimular as pessoas a continuarem a reciclar.

Além de fazer depósitos instantâneos na conta dos usuários, o dispositivo também fornece créditos em um restaurante e prêmios nas redes sociais.

A máquina processa os resíduos, eliminando gastos de transporte até as usinas de reciclagem e o armazenamento em contêineres.

 

Gosta da ideia de reduzir, reutilizar e reciclar? Comente!

como abrir uma empresa de reciclagem
melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado