Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Reduzir o impacto do preço do combustível está ao seu alcance. Veja como

A- A+

A alta no preço do combustível já não é mais surpresa para o consumidor, mas ainda assim tem pesado no orçamento. Para equilibrar os gastos, a principal saída é diminuir o consumo – mas não é a única. Ajustes no veículo e pequenas mudanças no dia a dia também podem fazer a diferença no quanto você paga para sair de casa com o seu automóvel.

Fazer as revisões periódicas, por exemplo, é uma dessas alternativas. Ao manter todo o sistema do carro em funcionamento adequado, você evita desgastes, consumo maior do que o necessário e ainda diminui a emissão de poluentes. Assim, o preço do combustível não pesará tanto no bolso.

Preço do combustível em alta no Brasil

Alta na bomba pode pesar menos no bolso de quem guia de forma suave. Foto: iStock, Getty Images

Maneira de dirigir reduz preço do combustível

Além de realizar as revisões periódicas, o gerente de marketing da WebMotors, Rafael Constantinou, lembra que o consumo de combustível é influenciado ainda por atitudes mais simples, que podem ser controladas na rotina. Para não errar, confira os cuidados que ele sugere:

– Calibre toda semana os quatro pneus do carro e não esqueça do estepe

– Utilize combustível de qualidade e não se deixe enganar pelos preços aparentemente vantajosos de alguns postos

– Troque o óleo sempre nos prazos certos e use o produto indicado no manual do fabricante

Use a marcha adequada às condições da pista e à velocidade na qual trafega

Otimize a aerodinâmica do veículo e prefira andar com os vidros fechados, especialmente se a velocidade for superior aos 80 km/h. Do contrário, o esforço que o carro precisa fazer aumenta e, com ele, o gasto de combustível

Conduza o automóvel de maneira suave e constante. Ou seja, nada de paradas bruscas ou acelerar rapidamente para passar antes que o sinal feche. Evitar os horários de pico no trânsito também pode ajudar.

Você vai se interessar por:

Veja ferramentas para calcular consumo de combustível

Veja como a tecnologia pode ajudar a pesquisar preços de combustível

Saiba como avaliar o consumo de combustível de um carro

Além do preço, a escolha do combustível

Com o preço do combustível mais caro, outra dúvida comum entre os consumidores que possuem carros flex é a escolha entre etanol ou gasolina. Para Constantinou, a definição depende da época do ano e da variação de preços entre os postos da região.

“Uma das técnicas mais utilizadas para saber qual combustível é mais vantajoso é dividir o preço do etanol pelo de gasolina. Caso o resultado seja abaixo de 0,7, é mais vantajoso ir de etanol. Se for maior que 0,7, a gasolina é a melhor pedida”, explica.

Mas como o valor pode mudar de um veículo para o outro, também é importante monitorar o desempenho de perto para definir a melhor escolha.

 

Gostou das dicas para não sofrer com o preço do combustível? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Carros flex mais econômicos
Ele conhece as vantagens de usar gasolina aditivada
Alguns dos carros mais econômicos do Brasil
Cuidando das finanças no lar