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por Vivo Seu Dinheiro

Recebeu um produto errado? Saiba o que fazer

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Com a vasta oferta de artigos na internet, adquirir qualquer item tornou-se muito mais cômodo. Afinal, nem é preciso sair de casa para pesquisar preços e fechar a compra. Mas o que fazer quando um produto errado é entregue na sua casa?

Ninguém está livre desse incômodo, por isso, é importante conhecer os seus direitos e saber como proceder para garantir a troca pela mercadoria que você efetivamente comprou.

Existem direitos para troca de produto errado.

Em caso de engano do fornecedor, consumidor não precisa ficar com produto errado. Foto: iStock, Getty Images

Recebi o produto errado, e agora?

Conheça os cinco passos a adotar assim que você receber em casa um produto errado:

Negociação

A primeira alternativa do consumidor é a negociação com o fornecedor para efetuar a troca do produto errado pelo correto. Uma dica útil é, antes de fazer a compra, testar os canais de atendimento divulgados, como chat online, e-mail e telefone do SAC.

Estorno

No caso do fornecedor não aceitar nenhuma negociação, você pode solicitar o estorno do pagamento quando ele é realizado com cartões de crédito. Já no caso do boleto bancário, essa compensação financeira é mais complicada e pode ser necessário recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.

Arrependimento

Por lei, qualquer produto comprado fora da loja física pode ser devolvido em até sete dias. Se estiver com dificuldade de negociar a troca, você pode se valer desse direito.

Comprovantes

No ato da compra, guarde todos os comprovantes. Contratos, boletos bancários e até mesmo capturas de tela, seja do pagamento ou do anúncio do produto, tudo serve como prova, caso seja necessário.

Informações

Antes de efetuar a compra, busque referências da loja com amigos, órgãos de proteção ao consumidor e em sites como o Reclame Aqui, que traz queixas sobre as empresas e também as respostas desses estabelecimentos. O Procon de São Paulo tem uma lista com as empresas mais reclamadas pelos consumidores.

Direitos previsto em lei

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, no caso de entrega de produto diferente, incompleto, ou mesmo da não entrega, o consumidor pode optar entre exigir o produto correto, aceitar produto ou serviço equivalente, ou ainda rescindir o contrato e receber o dinheiro de volta.

Nesse último caso, o melhor é comunicar a decisão ao fornecedor por meio de correspondência com aviso de recebimento (AR), anexando uma cópia do comprovante de compra.

No caso das compras por telefone, é preciso anotar o nome do funcionário e protocolo de atendimento.

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Demora na retirada

Acredite: há casos de anulação de compras em que o fornecedor demora para buscar o produto errado no local. Nesse caso, o melhor é enviar uma carta com AR para o comerciante, exigindo a retirada em até 30 dias.

Caso isso não ocorra, ainda há opções de entregar à autoridade policial, ou fazer doação a alguma instituição – nesse caso, é preciso fazer o recibo e guardá-lo.

 

Você tem uma boa dica para os casos de produto errado? Deixe seu comentário.

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