Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Recall de baterias Toshiba vale para laptops vendidos de 2011 a 2016

A- A+

O recall de baterias Toshiba foi anunciado em abril e vale para os modelos de notebook vendidos entre junho de 2011 e janeiro de 2016. A marca começou a recolher as baterias após descobrir um defeito capaz de causar o derretimento do computador quando ficam muito aquecidos.

Estima-se que mais de 100 mil unidades foram vendidas com o problema e podem estar vulneráveis ao risco. Qualquer consumidor afetado pode receber gratuitamente uma bateria em substituição ao acessório com defeito.

Computador do recall de baterias Toshiba

Modelos da linha Portégé estão entre aparelhos vulneráveis à falha na bateria. Foto: Divulgação, Toshiba

Entenda o recall de baterias Toshiba

O problema foi identificado no início do ano, quando a Toshiba revelou possíveis falhas no pack de baterias e ofereceu o recall voluntário para consumidores que possuíam os modelos indicados.

A novidade recente é que a Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos Estados Unidos determinou o recall de baterias Toshiba para todos os notebooks vendidos nos últimos 5 anos, tirando a condição opcional do processo.

São cerca de 40 diferentes modelos da marca, incluindo Portégé, Satellite e Tecra. Apenas nos Estados Unidos, a estimativa é que o recall de baterias Toshiba afete cerca de 90 mil unidades, além de outras 10 mil no Canadá e muitos outros aparelhos espalhados pelo mundo.

Além dos modelos de notebook citados, os usuários que compraram packs substitutos para os seus aparelhos no período informado também podem ter ser sido afetados.

Para tirar a dúvida e evitar prejuízos, é possível verificar se o notebook precisa do recall pelo site da marca. A Toshiba tem uma lista completa dos modelos que podem estar afetados, sendo possível fazer a checagem manualmente através do número de série da bateria.

Para maior facilidade, o site também disponibiliza uma ferramenta para download que faz a checagem automaticamente e diz se o notebook integra o recall.

Para os usuários que confirmarem a necessidade do recall de baterias Toshiba, a marca indiciou que usem o adaptador de energia, em vez da bateria, até receberem o pack substituto.

Atenção à bateria do seu notebook

Para quem não foi afetado pelo recall de baterias Toshiba, mas mesmo assim quer verificar como está o estado da bateria do seu notebook, é possível saber quando chegou a hora de trocá-la com alguns cuidados.

Toda bateria de íon de lítio tem vida útil limitada a um determinado número de ciclos (recarga e descarga), que geralmente fica entre 300 e 400. Isso ajuda a acompanhar quando o momento da troca estiver prestes a chegar.

Além disso, os sistemas operacionais mais recentes avisam quando a bateria deve ser substituída. Caso ela alcance 40% da sua capacidade original, apresenta uma notificação avisando sobre a necessidade da troca.

Configurar o computador para economizar energia e evitar deixá-lo em modo suspenso, desligando-o corretamente sempre que terminar de usá-lo, também ajuda a preservar a bateria e evitar que diminua seu desempenho.

Você vai se interessar por:

Precisa de um notebook novo?

Se a bateria do notebook pede reposição e o aparelho se tornou obsoleto, é chegada a hora de comprar um novo. E para isso o Vivo Compras pode ser um excelente aliado: o portal ajuda a encontrar o que deseja, com o melhor custo-benefício e nas condições perfeitas para o seu bolso. São mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de estar atento ao recall de baterias Toshiba, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Este artigo lhe fez fez lembrar de alguém? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Notebook HP Omen
Zenbook 3