Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Recadastramento biométrico RS: conheça as regras do processo

A- A+

Os eleitores gaúchos que ainda não fizeram seu novo título de eleitor – aquele com as digitais computadorizadas – já podem se agilizar. O recadastramento biométrico RS começou e deve ser concluído até 2016. O processo todo teve início em 2009, pela cidade de Canoas. Muitos municípios já concluíram todas as etapas, outros ainda estão em andamento e alguns estão por começar.

Pessoa fazendo recadastramento biométrico RS.

Fazer o recadastramento biométrico é fundamental para não ter o título cancelado. Foto: Antônio Cruz, ABr

Recadastramento biométrico RS: quem deve fazer

Ao todo, o Rio Grande do Sul conta com 1,3 milhão de eleitores, sendo que cerca de 140 localidades estão passando pelo processo de recadastramento biométrico. As cidades que ainda estão em pleno processo podem ser conferidas no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), onde também é possível verificar aquelas em que o processo já foi encerrado.

Os eleitores que perderam o recadastramento biométrico terão seus títulos cancelados e não poderão votar em 2016.

Além do impedimento de participar das eleições, pessoas com a inscrição cancelada não podem concorrer a cargo público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituição de ensino oficial, contratar empréstimos em estabelecimento de crédito do governo, participar de concorrência ou praticar qualquer ato que exija quitação de serviço militar ou Imposto de Renda.

Como fazer

O ideal é ligar para o cartório eleitoral de sua cidade ou para a Central de Atendimento ao Eleitor, pelo fone 148, para ver que providências tomar. Se o seu município ainda não finalizou o processo, seu agendamento pode ser realizado também pelo site do TRE.

Na data marcada, é preciso comparecer munido de documento de identidade – RG original, carteira de trabalho ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (como OAB, Crea, CRM e outros), comprovante de endereço atual (emitido há, no máximo, três meses) e comprovante de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos, mas apenas no primeiro título). A Carteira Nacional de Habilitação não é aceita como identidade.

O recadastramento é feito na hora e o não comparecimento do eleitor na data marcada também é motivo para cancelamento.

Mesmo que não encontre sua cidade na lista dos municípios já concluídos ou dos que estão em andamento, se clicar na opção de agendamento, assim que selecionar a localidade, poderá visualizar o prazo para conclusão do processo. Você verá também um calendário com os dias e horários disponíveis.

Entenda a urna biométrica

A urna biométrica nada mais é do que um equipamento com um leitor de impressão digital, que será acoplado à urna eletrônica. Pelo reconhecimento das digitais, o equipamento realizará a liberação para a votação de forma automática.

Atualmente, a liberação para iniciar o processo de votação na cabine só ocorre após um processo realizado de modo manual pelo mesário. Com isso, a eleição se torna mais segura e mais ágil. O Brasil é referência na tecnologia eleitoral desde que implantou a urna eletrônica.

Você vai se interessar por:

Cuide do seu principal documento

Quer cuidar melhor do seu principal documento? Então, você precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Este artigo sobre recadastramento biométrico RS foi útil para você? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças