Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Recadastramento biométrico PE: como fazer o agendamento

A- A+

O processo eleitoral brasileiro está se tornando mais tecnológico e seguro, até mesmo nas regiões mais distantes do grandes centros do país. O recadastramento biométrico PE é uma prova disso.

A nova tecnologia, que utiliza as impressões digitais para validação de voto, estará ativa em 83 cidades do estado nas eleições de 2016, atingindo 45% dos municípios de Pernambuco.

Pessoas fazendo o recadastramento biométrico PE.

Recadastramento biométrico em Pernambuco pode ser feito até 31 de março. Foto: Antônio Cruz, ABr

Recadastramento biométrico PE: quem deve fazer

As eleições de 2014 já haviam utilizado biometria em 47 cidades pernambucanas. Para essas, o processo eleitoral de recadastramento biométrico foi encerrado entre 2010 e 2014. Locais como a Ilha de Itamaracá, Fernando de Noronha, Arcoverde, Custódia, Goiana, Ipojuca, Itambé, Salgueiro, Recife, Serra Talhada, Caruaru, Macaparana e Catende já passaram pelo procedimento.

Outros 36 municípios estão sendo incluídos agora nesse novo sistema de votação. Para essas localidades, o recadastramento biométrico está aberto até o dia 31 de março de 2016. Todos aqueles que votarão em 2016, obrigatória ou facultativamente, devem procurar a unidade mais próxima do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Confira na tabela quais são os municípios em que o recadastramento biométrico está ativo:

Amaraji Glória do Goitá Passira
Araçoiaba Iguaraci Paulista
Barra de Guabiraba Ingazeira Petrolina
Bezerros Jatobá Pombos
Bom Jardim Jucati Quixaba
Bonito Jupi Sairé
Brejão Lajedo Santa Cruz de Capibaribe
Buenos Aires Limoeiro Santa Maria do Cambucá
Calçado Machados Solidão
Camocim de São Félix Nazaré da Mata Tacaratu
Chã de Alegria Olinda Tracunhaém
Frei Miguelinho Paranatama Vitória de Santo Antão

Dessas 36 localidades, apenas nove atendem por sistema de agendamento. São elas: Bezerros, Jatobá, Olinda, Passira, Paulista, Petrolina, Pombos, Santa Cruz do Capibaribe e Vitória de Santo Antão.

Nesse sistema, é possível marcar data e horário para atendimento, facilitando a organização da rotina dos eleitores e agilizando o atendimento no Cartório Eleitoral. Agende pelo site do TRE-PE.

Nas demais cidades, o atendimento de quem ainda não fez o recadastramento biométrico acontece através de ordem de chegada. Além dos cartórios, o órgão oferece centrais de atendimento ao eleitor em regiões centrais e postos de atendimento descentralizados em outras cidades. Os endereços podem ser consultados no site do TRE.

Você vai se interessar por:

Documentos necessários

Para realizar o recadastramento biométrico em Pernambuco, é preciso comprovar identidade e endereço. Mas fique atento: o TRE não aceita cópias, mesmo que elas sejam autenticadas. Veja quais são os documentos aceitos nos dois casos:

Comprovação de identidade:

– Carteira de Identidade (RG) ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional

– Certidão de nascimento

– Certidão de casamento

– Carteira de trabalho (CTPS)

– Instrumento público do qual se infira, por direito, ter o eleitor idade mínima de 16 (dezesseis) anos, e do qual constem, também, os demais elementos necessários a sua qualificação ou documento do qual se infira a nacionalidade brasileira do requerente (Lei nº 7.444, art. 5º, § 2º).

Comprovação de domicílio:

– Contas de luz, água ou telefone em nome do eleitor ou parente até 2º grau, emitidos ou expedidos no período compreendido entre os 12 (doze) e 03 (três) meses anteriores ao início do processo revisional ou envelopes de correspondência

– Nota fiscal de entrega de mercadoria em nome do eleitor ou parente até 2º grau, emitidos ou expedidos no período compreendido entre os  12 (doze) e 03 (três) meses anteriores ao início do processo revisional

– Contracheque ou cheque bancário em que constem endereço e nome do eleitor

– Contrato de locação em nome do eleitor ou parente até 2º grau ou documento expedido pelo INCRA

– Declaração da escola, comprovando a matrícula do eleitor ou de filho(s) do mesmo

– Certidão de nascimento ou de casamento do eleitor ou de filho(s) do mesmo, com registro no cartório de registro civil dos respectivos municípios.

É válido lembrar que o processo de recadastramento biométrico é uma espécie de revisão do eleitorado e o comparecimento é obrigatório. Caso você não compareça e não procure uma unidade do TRE para regularizar sua situação, não poderá efetuar matrículas em instituições de ensino, regularizar CPF, assumir emprego, solicitar empréstimos ou renovar passaporte.

 

Anotou as regras recadastramento biométrico PE? Compartilhe essas dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças