Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Reaproveitamento da água do chuveiro: não deixe escorrer pelo ralo

A- A+

Sabe aqueles segundinhos que você fica esperando até o seu banho esquentar? Pois nesse pequeno espaço de tempo o desperdício pode chegar a até 10 litros. Para evitar que todo esse líquido escorra pelo ralo, a dica é implementar uma política de reaproveitamento da água do chuveiro.

Mas não se assuste. Isso não quer dizer que você precisa encarar uma ducha gelada – sobretudo no inverno. A solução pode estar na sua casa, mais precisamente na sua área de serviço, e é muito mais fácil do que imagina.

Reaproveitamento da água do chuveiro

Água desperdiçada durante o banho pode ser usada em outras tarefas domésticas. Foto: iStock, Getty Images

Reaproveitamento da água do chuveiro: como fazer

Um simples balde já colabora. Para não quer encarar um início de banho frio e realizar o reaproveitamento da água do chuveiro, esse utensílio doméstico vem muito bem a calhar. Ele pode servir como um reservatório para armazenar a água enquanto ela não esquenta. O volume recolhido pode ser usado, por exemplo, para dar descarga no vaso sanitário ou para lavar roupas e louças.

O Instituto Akatu, organização de consumo consciente, também recomenda coletar a água que respinga enquanto você toma banho de chuveiro. Ela pode ser reutilizada para lavar o próprio banheiro ou as áreas externas, como quintais e varandas.

Segundo o instituto, em um ano, uma família pode reutilizar água suficiente para uma pessoa usar a descarga diariamente durante quase cinco meses. Outra opção é coletar a água que usar para lavar as mãos com um pequeno recipiente e acumular o líquido em um balde.

Para Ranna Zaidan, diretora comercial da Artefácil, empresa de consultoria de produtos hidrossanitários, o reaproveitamento pode ser destinado a finalidades diferentes. “O que modifica é a complexidade do sistema que será instalado para alcançar o resultado final”, completa.

Na hora de escolher o recipiente para armazenar a água, certifique-se da sua procedência. Não utilize objetos que continham, anteriormente, material de limpeza e produtos químicos. Antes de encher, lave bem a vasilha com água e sabão e providencie a tampa ou tela que vai cobrir.

Reuso da água é alternativa

Caso você prefira outras saídas às soluções caseiras, existem alguns produtos que também ajudam no reaproveitamento da água do chuveiro. Alguns condomínios contam com um sistema de reuso de águas cinzas. O projeto AcquaCiclus, de autoria da empresa AcquaBrasilis, permite que as águas provenientes do lavatório e do chuveiro, após o tratamento biológico e desinfecção, retornem ao vaso sanitário para serem usadas novamente.

Empreendedores individuais também têm testados alternativas sustentáveis como essa. O designer Alberto Vasquez idealizou, na Hungria, um equipamento para captar água durante o banho. Batizado de Gris, o sistema possui quatro compartimentos: juntos, prometem recolher até 95% do volume que iria direto para o ralo.

Outros três estudantes brasileiros desenvolveram um controlador inteligente que reduz o tempo de espera até a água ficar quente no chuveiro. Segundos os idealizadores, esse monitoramento eletrônico de baixo custo resulta em uma economia significante no consumo.

“Vivemos um momento em que a preservação dos recursos naturais é fator fundamental para o sucesso e bem-estar de todos”, destaca a diretora da AcquaBrasilis, Sibylle Muller.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas de reaproveitamento da água do chuveiro? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos