Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Realize o sonho de ser funcionário público com 7 dicas

A- A+

Seja pela estabilidade profissional ou pela remuneração financeira, ser funcionário público é o sonho de muitos brasileiros. Apenas no último concurso da Caixa Econômica Federal, realizado em 2014, foram mais de 1,2 milhão de inscritos. Com tamanha concorrência, conquistar uma vaga está longe de ser uma tarefa simples.

Mas não desanime. Se esse é o seu objetivo de vida, persistência, conhecimento, atualização e atenção às oportunidades são passos essenciais.

Homem estuda para ser funcionário público

Dedicação aos estudos é essencial para quem pretende passar em um concurso. Foto: iStock, Getty Images

7 dicas para ser um funcionário público

Confira a seguir sete boas dicas para que você consiga realizar o sonho de trabalhar no funcionalismo público. Confira:

1. Defina um objetivo

“Ser um funcionário público” é um conceito muito amplo. Você precisa definir em que área pretende atuar, o que gostaria de fazer e para quem deseja trabalhar. Se não for possível responder a essas três perguntas, pelo menos reflita sobre o assunto para canalizar seus objetivos.

2. Especialize-se

Definido o objetivo, é possível especializar-se no tema escolhido. Quando você faz um curso – superior ou não – na área que pretende atuar, ganha mais subsídios para ser aprovado em concursos públicos, além de títulos capazes de destacá-lo, permitindo uma classificação final melhor.

3. Monitore as vagas

Todo concurseiro deve ficar atento às oportunidades que surgem na região de interesse ou mesmo em todo o Brasil, se estiver disposto a morar em outro local. Há sites especializados no assunto, que monitoram o lançamento de editais e facilitam o acompanhamento.

4. Conheça as bancas

Entender o perfil das bancas responsáveis por elaborar as provas pode ser o diferencial para colocá-lo à frente dos outros concorrentes. Pesquise os concursos antigos e empenhe-se para encontrar um padrão na formulação das perguntas.

5. Crie uma rotina de estudos

Organização é fundamental para ter sucesso nos estudos e aproveitar melhor o seu tempo. Faça uma planilha com os tópicos a serem abordados e crie um cronograma detalhado. Assim, você não desperdiça tempo e vê o aprendizado evoluir.

6. Priorize os seus pontos fracos

Na hora de planejar seus estudos, vale a pena dedicar mais tempo nos pontos fracos: as áreas de conhecimento que você domina menos do que as outras. Estudar apenas aquilo que gosta ou tem facilidade é um erro comum dos concurseiros – e costuma cobrar seu preço.

7. Seja persistente

Finalmente, é preciso ter dedicação e comprometimento para não desistir depois do primeiro, segundo ou terceiro fracasso. Estipule um objetivo maior e entenda que cada etapa serve como aprendizado.

Você vai se interessar por:

Por que ser um funcionário público?

As motivações para buscar uma carreira como funcionário público variam de pessoa para pessoa. De um modo geral, no entanto, é possível apontar como principais fatores a estabilidade na profissão, a independência financeira e a intenção de contribuir positivamente com os mecanismos do Estado.

Seja qual for o seu objetivo, é preciso avaliar com cuidado essa intenção. Em alguns casos, concurseiros que são aprovados acabam se frustrando com a falta de ambição ou de propósito nas carreiras. Por isso, você precisa ter certeza do que quer para sua vida antes de passar anos estudando para ingressar no funcionalismo.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém que deseja se tornar um funcionário público? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria