Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ranking do Banco Central indica onde comprar Euro mais barato

A- A+

Seja por motivos de lazer ou a trabalho, você está com uma viagem para a Europa marcada e sabe que terá que ter algum dinheiro para circular por lá. Mas com a atual desvalorização do Real frente à moeda europeia, a tarefa de comprar Euro mais barato tem se tornado difícil.

Por que comprar Euro mais barato

O ano de 2015 tem sido de altas nas taxas de câmbio das moedas estrangeiras. Em janeiro, o Euro começou o ano custando R$ 3,23 ao bolso do consumidor. Até o final de agosto, o câmbio da moeda saltou para R$ 4,13 – um aumento de quase 30% no período.

Diante desse cenário, o consumidor precisa estar atento para pesquisar oportunidades de economizar em viagens internacionais à Europa, por exemplo, aproveitando casas de câmbio que vendem a moeda europeia por um preço mais em conta.

Apesar de seguir um cotação oficial, as casas de câmbio e corretoras possuem liberdade para vender o Euro seguindo uma margem própria. Para ajudar o consumidor a comprar Euro mais barato, o Banco Central possui o Ranking VET, que divulga uma lista de casas de câmbio, corretoras e bancos, atribuindo posições das mais baratas às mais caras.

Comprar Euro mais barato tem se tornado difícil.

Casas de câmbio e corretoras têm liberdade para o preço de venda do Euro. Foto: iStock, Getty Images

> Viagem dos sonhos para a Europa: confira os preços das passagens neste fim de ano

Como funciona o ranking

O ranking do Banco Central leva em consideração o Valor Efetivo Total (VET), ou seja, a taxa de câmbio, as tarifas pagas na transação e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Ele divulga também as cotações referentes ao mês anterior, servindo apenas como referências para o consumidor comprar Euro mais barato, já que a cotação das moedas estrangeiras muda diariamente.

Os valores mostrados pelo ranking apresentam uma média de todas as operações realizadas no mês. Isso quer dizer que a instituição na pior colocação de classificação não necessariamente é a que vende a moeda mais cara, já que a maioria de suas operações pode ter acontecido em um dia em que a cotação da moeda estava mais alta.

De qualquer forma, a ferramenta apresenta um histórico das instituições, o que facilita a vida do consumidor na hora de pesquisar onde comprar Euro mais barato. O histórico pode ser consultado por ano. Além de 2015, existem pesquisas referentes aos anos de 2013 e 2014.

Use o ranking para comprar Euro mais barato

A pesquisa para saber onde comprar Euro mais barato usando o Ranking VET é simples. O usuário deve responder apenas a algumas perguntas para fazer a consulta:

“O que eu quero?”: comprar ou vender

“Qual a moeda?”, além do Euro a pesquisa pode ser feita com outras moedas, como dólar, por exemplo

“Para qual finalidade?”: viagens internacionais

“De que forma?”: em espécie ou cartão pré-pago

“Quanto?”, o valor da operação.

Depois de o usuário preencher os campos e realizar a pesquisa, o Ranking VET apresenta os nomes das instituições, o número de operações realizadas com base nos critérios pesquisados e o valor médio do VET praticado pela instituição. Para título de comparação, o ranking apresenta a classificação da instituição nos dois últimos meses.

A consulta pode ser ordenada por preço ou pelo número de operações realizadas. É possível ainda fazer pesquisa individual por instituição.

Você vai se interessar por:

Saiba como planejar uma viagem de cruzeiro pela Europa

Como calcular gastos com alimentação na Europa

Veja como planejar um mochilão pela Europa

Mantenha-se informado

Se você gosta de estar bem informado, que tal contar com uma central disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, para saber informações e realizar pequenos serviços? Com o Vivo Informa, você pode obter indicação e realizar reservas em restaurantes e casas noturnas, além de comprar ingressos para shows e espetáculos, por exemplo. É só ligar para *365 e começar a aproveitar esse serviço.

> Vivo Informa: Receba tudo sobre tempo, horoscopo, trânsito e mais

Esse artigo fez você lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
queda do dólar