Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quitar dívidas é possível com planejamento financeiro

A- A+

O número de dívidas em atraso cresceu no mês de maio em todas as regiões do país. É o que aponta a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Embora sair do vermelho e quitar dívidas seja tarefa difícil, o controle das finanças pode ajudar você a chegar lá.

Disciplina é aliada para quitar dívidas

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, fatores como a alta dos preços, o aumento do desemprego e as taxas de juros elevados são alguns dos fatores responsáveis por apertar ainda mais o orçamento dos consumidores, o que eleva os índices de inadimplência.

Ou seja, com tantos problemas que podem tornar mais difícil manter o nome longe da lista de negativados, a dica é ter cuidado e disciplina na hora de consumir. O economista Bernardo Baggio recomenda que o primeiro passo é listar todas as despesas fixas e variáveis que você possui ao longo de um mês.

Depois, basta fazer uma análise de quais gastos podem sofrer cortes e que valor pode ser destinado ao pagamento das dívidas. Com esse dados em mãos, é hora de fazer uma lista de todos os débitos em aberto e buscar os credores para negociar.

“Tentar negociar as dívidas com taxas de juros mais altas, não em muitas prestações, pois as taxas de juros das prestações também serão altas. Após pague as dívidas com taxas mais baixas, sempre tendo como regra que as prestações não poderão ultrapassar o saldo disponível”, ensina Baggio.

Quitar dívidas exige paciência para calcular os valores e negociar com as empresas. Foto: iStock, Getty Images

Quitar dívidas exige paciência para calcular os valores e negociar com as empresas. Foto: iStock, Getty Images

Quitar dívidas: e depois?

Mas de nada adianta quitar todas as dívidas e ficar no positivo se, feito tudo isso, o planejamento financeiro for esquecido. Afinal, controlar as contas não é uma atitude necessária apenas para aqueles que gastaram mais do que deviam.

Estar sempre de olho nos gastos e economizar também é a melhor forma de ter dinheiro para os momentos de emergência e mesmo para aproveitar as férias com a família ou quem sabe até trocar de carro. Tudo depende de como os recursos são gerenciados.

Monitore o seu CPF

Para ajudar a identificar fraudes envolvendo seu CPF, um recurso oferecido pela Vivo em parceria com a Serasa Experian envolve monitoramento e alertas relacionados a movimentações do seu documento. O  serviço inovador que permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para quitar dívidas? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças