Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quero ficar rico, mas não consigo: o que pode estar errado?

A- A+

Ter uma boa condição financeira e trabalhar em uma empresa conceituada não garantem, sozinhos, o aumento do seu patrimônio. Não há uma receita de bolo, uma fórmula mágica, como se bastasse pensar “quero ficar rico” para realizar o sonho.

Para conseguir atingir seu objetivos econômicos, segundo o consultor financeiro Arthur Lemos, é preciso, primeiramente, fazer uma reflexão sobre as suas finanças.

Investimentos ajudam na hora de enriquecer.

Estabelecer objetivos e poupar são ações importantes para começar a enriquecer. Foto: iStock, Getty Images

Quero ficar rico: 5 dificuldades no caminho

Você acorda todas as manhãs com um pensamento que se repete: “Quero ficar rico”. Mas sabe como ter sucesso nesse caminho? Inúmeros motivos podem impedir o acúmulo de riquezas, e Lemos destaca que são cinco os principais. Confira:

Não conhecer seus próprios números

De acordo com o consultor, por mais paradoxal que possa parecer, muitas pessoas trabalham um mês inteiro e não sabem quanto ganham. Até mesmo aquelas que têm carteira assinada sofrem desse mal.

“Lembre-se: o valor nominal do seu salário não é o volume de recursos que você recebe em conta (o quanto você efetivamente ganha)”, explica. Além do valor bruto, é preciso levar em conta suas despesas, para saber, efetivamente, de quanto você dispõe para honrar seus gastos. Assim, é possível gerenciar seu orçamento mais facilmente.

Não ter um objetivo claro

Tantos são os apelos ao consumo e a facilidade ao crédito que, muitas vezes, fica difícil resistir. Para evitar que isso aconteça, Lemos destaca que é preciso mais do que pensar no dinheiro investido.

Ou seja, não basta olhar no espelho e definir: “Eu quero ficar rico”. É necessário estabelecer objetivos claros, relevantes e bem definidos, que ajudem você a reconsiderar os gastos desnecessários. Pode ser, por exemplo, o desejo de realizar um intercâmbio.

Não praticar a educação financeira

A imagem construída de que se educar financeiramente é só para quem vive em grande dificuldade financeira é outro comportamento que atrapalha o acúmulo de riqueza. Para Lemos, esse estereótipo acaba enganando aqueles que não precisam se submeter a elevados níveis de sacrifício para conquistar seus objetivos.

O consultor lembra que o lucro hipotético de uma pessoa se dá por seus ganhos menos seus gastos. E é o resultado dessa conta que representa o potencial de poupança para investir. “Ou seja, quanto maior a renda de uma determinada pessoa, maior, potencialmente, são suas chances de conquistar independência financeira com mais velocidade”, define.

Não aplicar o dinheiro para fazê-lo render

O brasileiro possui, de forma geral, dois grandes sonhos: carro e casa própria. Para o Lemos, tais desejos são tão intensos que, na maioria das vezes, geram dívidas a médio e longo prazo.

O erro, segundo ele, é acreditar que essas aquisições são ativos, quando, sob a perspectiva da construção de patrimônio no universo das finanças pessoais, esse bens são classificados como passivos. Ou seja, são uma despesa e não um investimento.

“Um ativo é tudo aquilo que coloca mais dinheiro no meu bolso todos os anos, enquanto que um passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do bolso ao longo dos anos”, diferencia.

Você vai se interessar por:

Teste: Você sabe o que fazer para enriquecer?

Veja dicas de organização financeira para poupar e realizar um sonho

Como ficar rico? Veja erros e acertos

Não buscar ajuda especializada

A maioria das pessoas, quando consegue economizar e decide investir o dinheiro poupado, opta por seguir orientações de conhecidos ou de gerentes bancários. Segundo Lemos, essa não é a decisão mais acertada.

“Portais que disseminam pontos de vista independentes podem ser uma excelente opção, quando o investidor não estiver preparado para adquirir uma consultoria financeira individual”, finaliza.

 

A ideia de “quero ficar rico” é também um sonho seu? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito