Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer um currículo perfeito? O Google ajuda

A- A+

Dizer que o Google explica muita coisa não impressiona mais ninguém. Coloque o que você quiser no grande oráculo digital e ele lhe dará resultados com detalhes. Dicas para um currículo perfeito, então, você encontra aos montes.

Mas quando o assunto é resumir no papel todas as suas experiências, atribuições e habilidades, as melhores dicas podem partir da empresa Google – e não do seu mecanismo de busca. É isso mesmo: por semana, ela recebe uma média de 50 mil apresentações profissionais. O que não falta é expertise para avaliar um currículo perfeito.

Lazlo Bock, o homem que decide cerca de cem contratações semanais, utiliza frequentemente sua conta no LinkedIn para ajudar candidatos a construir um bom currículo. O mais interessante é que muitas atitudes são simples, mas podem passar despercebidas pelos candidatos.

O currículo perfeito deve ser o mais sincero possível.

Passar boa impressão também é essencial quando se procura um emprego. Foto: iStock, Getty Images

Google dá 5 dicas para um currículo perfeito

1. Seja breve

A receita de Lazlo Bock para começar um currículo perfeito é criar uma página para cada dez anos de experiência. Pense nisso quando estiver em dúvida sobre colocar ou não aqueles detalhes todos que passam pela sua cabeça.

Um currículo nesses padrões, segundo Bock, demonstra a capacidade de sintetizar, priorizar e comunicar. Essas características, aliás, são muito valorizadas pelos profissionais de Recursos Humanos.

2. Cuide com os erros ortográficos

Erros de ortografia, principalmente de concordância, são mais comuns do que se imagina. Entretanto, esse tipo de deslize faz qualquer recrutador refletir se deve continuar lendo o currículo ou não. Para evitar essa situação, peça a alguém ajuda na revisão antes de enviar o documento.

3. Jamais minta

O ditado “a mentira tem perna curta” é comprovado pelos profissionais de Recursos Humanos. Por isso, não exagere nas suas habilidades ou nos seus conhecimentos. Se você não for descoberto na entrevista, será nos primeiros dias de trabalho.

4. Não exagere nas imagens

Por vezes, surgem modismos de colorir a apresentação pessoal para chamar atenção dos recrutadores. Bock observa que o uso de muitas imagens só é permitido para designers gráficos e ilustradores, por ser inerente à atividade.

Para os demais, o currículo perfeito deve ser bem tradicional: legível, em preto e branco, bem organizado e com informações de contato em cada página – isso, claro, se não puder resumir as atividades em uma página.

5. Insira dados claros e mensuráveis

Embora seja costume apresentar as funções desempenhadas e as datas de admissão e desligamento, Bock considera mais importante descrever exatamente o que você realizou e explicar, com números, como atingiu os resultados.

Em vez de colocar, por exemplo, “três anos de experiência no The New York Times”, é preferível colocar “50 artigos publicados no The New York Times em três anos”. Isso dá uma ideia mais exata das suas capacidades.

Você vai se interessar por:

Recolocação profissional exige organização financeira; veja dicas

A vida começa aos 40 anos? Veja dicas para mudar de carreira

Como melhorar a busca em classificados de emprego

Esteja pronto para as oportunidades

Se você está em busca de um emprego, não vai perder uma oportunidade por ficar sem saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Preparado para elaborar um currículo perfeito? Deixe seu comentário.  

melhor lugar para trabalhar
Qualidade de vida no trabalho
Benefícios que o desempregado tem direito
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Nome sujo impede contratação
Avaliando a antecipação do 13º salário nas férias