Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer trocar computador? Saiba se é a hora certa

A- A+

Percebeu que o seu notebook está mais lento do que o normal? Ou o desktop já não roda mais determinados softwares? Talvez trocar computador seja a melhor solução para você.

Antes disso, porém, é válido analisar devidamente as condições do aparelho que você já tem e compará-las com o que os novos podem oferecer.

Jovem precisa trocar computador para trabalhar

Lentidão no desempenho pode indicar que chegou a hora de substituir o computador. Foto: Shutterstock

5 sinais de que é preciso trocar computador

Segundo Edgar Correa, tecnólogo em Informática e responsável pelo site Melhor Notebook, os computadores possuem itens perecíveis em sua estrutura física e também sofrem desgaste no sistema, o que exige atualizações. O especialista relaciona cinco sinais que indicam que é hora de trocar o computador.

Luz do HD

Observe a luz do HD (armazenamento) do seu computador. Se ela fica acesa durante muito tempo ou acende com frequência e o aparelho apresenta lentidão significativa, é sinal de que está na hora de substituí-lo.

“Os softwares mais modernos usam muito acesso ao armazenamento porque os SSDs (novo formato de memória), mais rápidos, têm se tornado comuns”, diz Correa.

Lentidão

Além do armazenamento, os softwares modernos também fazemuso mais intenso dos vários núcleos de processador que existem atualmente. Por isso, se o seu computador tem um chip de processamento de um núcleo só ou conte com dois, mas que seja mais antigo, é válido que você faça a troca.

Incompatibilidade

Outro sinal para trocar computador é quando o seu dispositivo se torna incompatível com determinados programas em função do número de bits. Os computadores de 32 bits eram comuns, mas aqueles de 64 bits se popularizaram na última década e já são nativos na maioria dos aparelhos. Por isso, muitos softwares não rodam em computadores mais velhos.

Memória

A configuração em 32 bits também pode ser causadora de um outro problema que leva à necessidade de trocar de computador: a falta de memória RAM. Eles não permitem que ela seja expandida para mais de 4GB, o que dificulta o desempenho de programas mais pesados, que exigem um upgrade.

Sistema operacional

Quando você utiliza um sistema operacional muito antigo, que já nem recebe mais o suporte da empresa – como o Windows XP – é sinal também de que seu computador já tem alguns anos de uso.

Fazer a atualização do software para versões novas, a exemplo do Windows 10, vai deixar o aparelho muito lento, já que ele não está preparado para tanta tecnologia. É hora de trocar!

O que avaliar ao trocar computador

Correa defende que a troca pela troca não é válida: é importante pensar e planejar o uso que será feito dele. “Se o intuito for rodar jogos ou aplicações gráficas pesadas, é imperativo comprar um PC com uma boa placa de vídeo e uma boa quantidade de memória”, aconselha.

Além disso, é válido também prestar atenção às configurações do aparelho, em busca das versões mais atualizadas e confortáveis para o uso.

Segundo o tecnólogo, escolher um computador com sistema operacional moderno é fundamental e a diferença de preços para as versões mais antigas não é tão grande para justificar a compra de computadores já obsoletos.

Você vai se interessar por:

Computador é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu novo computador, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para computadores

E você? Já sabe quando trocar computador? Comente!

Pokémon Go
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador