Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer tirar 2ª via de CPF? Veja o que fazer

A- A+

Contribuintes que precisam tirar a 2ª via de CPF podem, desde 2012, fazer isso sem sair de casa. O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) não é mais emitido pela Receita Federal no tradicional cartão azul, já que o número aparece em outros documentos civis, como carteira de identidade e de motorista. Mas ele pode ser obtido facilmente pela internet.

Acessando o site da Receita Federal é possível tirar a 2ª via de CPF, informando apenas dados como o número do documento, nome, nome da mãe, data de nascimento e título de eleitor. Ali, basta imprimir o comprovante de inscrição no CPF.

Consulta do CPF

Restrição ao CPF prejudica crédito. Foto: Domínio Público

Para que serve a 2ª via de CPF

A 2ª via de CPF serve apenas para comprovar a inscrição do contribuinte no Cadastro de Pessoas Físicas. De acordo com a Receita Federal, o documento não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do contribuinte.

Esse tipo de confusão acontece porque consumidores com restrições financeiras e de crédito têm o CPF inscrito em serviços como o SPC e Serasa. A 2ª via de CPF não mostra, portanto, se o contribuinte está com nome limpo ou sujo.

Como saber se há restrições no CPF

Para saber se há restrições no seu nome, não basta tirar uma 2ª via de CPF. Você precisa consultar instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Para a consulta do CPF ser gratuita, o cidadão deve se encaminhar a uma das agências das instituições de proteção ao crédito, portando, além do próprio CPF, o RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A consulta é realizada na hora e deve ser requisitada pelo titular do documento.

Na Serasa, também é possível pedir a consulta do CPF, gratuitamente, através de carta. Ela pode ser escrita à mão ou digitada. Nela, devem constar, detalhadamente, qual informação você deseja saber, os números de CPF e RG e cópias simples desses documentos, sua assinatura com firma reconhecida em cartório e o endereço completo para resposta. Apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta.

Monitore o seu CPF

Um recurso oferecido pela Vivo em parceria com a Serasa Experian envolve monitoramento e alertas relacionados a movimentações do seu CPF. O  serviço inovador que permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para obter a 2ª via de CPF? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns