Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Furão pode ser o pet perfeito para você. Saiba como comprar

A- A+

O mercado brasileiro de pets é o segundo maior no ranking mundial de faturamentos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Mas nem só de cachorros e gatos vive esse ramo. Animais exóticos, como o furão, também ganham espaço, mesmo que precisem de cuidados especiais.

A compra de um furão

Os animais de estimação já são mais populares entre as famílias do que a ideia de ter filhos. Segundo o IBGE, de cada 100 famílias brasileiras, 44 têm algum tipo de pet, enquanto apenas 36 têm filhos. Um dado surpreendente se comparado com a realidade de alguns anos atrás, mas que mostra a vontade que o brasileiro possui de ter uma companhia, sem a relação de dependência que um filho exige.

Essa, talvez, seja a maior das vantagens de escolher o furão como animal de estimação. Por não ser naturalmente doméstico, ele não tem a necessidade de muito contato. “Essa espécie consegue ficar longe e sem cuidados dos seres humanos por várias horas”, diz o veterinário Daniel Checchinato.

Furão é animal exótico

Furão é vendido ainda jovem, acompanhado de cadastro e até de microchip. Foto: iStock, Getty Images

Mas é preciso tomar cuidado na hora da compra. Segundo a Exotic Feline Rescue Center, Centro de Recuperação de Felinos Exóticos, o tráfico de animais exóticos movimenta cerca de 19 bilhões de dólares por ano. Certifique-se de que a compra será feita em um estabelecimento legalizado e de que o furão esteja em estado saudável.

“A compra pode ser feita em lojas e magazines especializadas em animais exóticos. O estabelecimento deve ser licenciado pelo Ibama”, explica Checchinato. O veterinário diz que o preço de mercado de um animal como um furão varia entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil reais. Portanto, desconfie de valores muito abaixo dessa média.

Nessas lojas, os furões são vendidos ainda jovens, conforme o veterinário. Todos eles, quando comercializados de maneira legal, já chegam à sua casa microchipados e castrados. Como eles são animais exóticos – e não animais silvestres – você não precisa de nenhuma licença especial para criar esse tipo de bicho em casa.

Checchinato explica que os animais exóticos e os silvestres têm diferenças de origem e modo de vida, por isso, a diferença na legislação para criação. “Animais silvestres são aqueles que vivem na nossa fauna”, diz o veterinário. São aves, como as araras ou felinos, como as onças. “Os animais exóticos são animais de fora, de outro país ou continente”, acrescenta. Esse é o caso do furão.

Você vai se interessar por:

Hotéis Pet friendly são opções para férias

Confira quatro produtos inovadores de pet shop

Confira 8 dicas para economizar dinheiro no pet shop

Cuidados com um furão

Segundo o veterinário, os ferrets – nome dado ao furão – são animais muito dóceis e, por isso, combinam bastante com o ambiente doméstico, tanto em casas quanto apartamentos. Mas eles não podem ser tratados da mesma forma como você faz ou faria com gatos ou cachorros.

A primeira diferença está na alimentação, que não é igual à dos outros pets. Eles não podem comer restos de comida ou algo assim. Além de rações especiais, eles também comem ovos, frutas e pequenos animais invertebrados, como minhocas. É preciso manter esse tipo de alimentação para cuidar dos pelos e da pele do animal.

Banho do furão

Banhos do furão devem ser limitados a apenas uma vez por mês. Foto: iStock, Getty Images

“O cheiro do furão é bem mais forte do que o dos pets. Eles devem ser escovados diariamente, pois soltam muito pelos e não devem ser dados banhos com frequência. No máximo, um por mês”, recomenda Checchinato, que destaca ainda a importância de usar produtos especiais.

Fique de olho também nos cuidados de saúde. Os ferrets são o único animal exótico que possui vacinação disponível no Brasil. Portanto, procure um veterinário para cuidar do seu novo amigo.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
viagem com pets
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.
ipva mato grosso do sul