Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer sair da casa dos pais? Calcule quanto custa morar sozinho

A- A+

Ter seu próprio lar e administrá-lo como bem entender, com liberdade para agir sem ser incomodado e independência para tomar as decisões. Tudo parece ótimo, mas você tem ideia de quanto custa morar sozinho?

Sem fazer esse cálculo e detalhar as despesas, o sonho de morar por conta própria será adiado de forma indefinida. Ou pior: irá prejudicar seu equilíbrio financeiro e atolá-lo em dívidas. Para ajudá-lo a fazer as contas, selecionamos os principais gastos que você deve considerar.

Como morar sozinho: dicas para sair da casa dos pais

Para alguns, a decisão chega antes de atingir a maioridade penal. Para outros, é o fim da faculdade que desperta o interesse. E também há aqueles que só sentem vontade de morar a sós quando se aproximam dos trinta anos.

Seja qual for a sua motivação para sair da casa dos pais, tudo começa pelo planejamento. Antes de pensar em se mudar, você precisa criar um plano de ação, listando o que, na sua opinião, é essencial para a nova moradia.

Quanto custa morar sozinho

Antes de morar sozinho, é necessário fazer as contas e organizar as finanças. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, vale a pena criar um checklist com as etapas do processo. Procurar um imóvel, alugar, mobiliar, comprar eletrodomésticos, instalar serviços, etc. O ideal é ter clareza sobre cada uma dessas fases antes de iniciar a missão.

Para isso, você precisa responder algumas perguntas. Pretende morar em casa ou apartamento? Em qual bairro quer se instalar? Terá animais de estimação? Você precisa de um forno elétrico? Máquina de lavar roupa? Centrífuga? Tudo isso vai pesar no orçamento, então é preciso delimitar os objetivos com antecedência – e criar uma boa reserva financeira para dar conta.

A seguir, vamos listar alguns dos principais gastos de quem mora sozinho, mas, antes disso, vale a pena dizer que essa decisão custa caro. Não apenas por assumir gastos que antes eram dos seus pais, mas também porque você não terá ninguém para dividir as despesas. Da conta de luz às compras do mercado, tudo sairá do seu orçamento.

Se você ficou apavorado com a ideia, a sugestão é procurar amigos com interesses em comum, a fim de dividir os custos. Considere essa alternativa antes de tomar a decisão definitiva, certo?

Quanto custa morar sozinho

Confira as principais despesas de quem mora só:

Aluguel e condomínio

Na lista de gastos do mês, o aluguel e o condomínio geralmente ocupam as primeiras posições. A dica é avaliar várias alternativas antes de escolher, e procurar bairros onde a especulação imobiliária ainda não chegou – desde que sejam bem localizados.

Confira: 3 dicas para alugar imóvel economizando dinheiro

Móveis e eletrodomésticos

Você tem ideia do quanto custa equipar uma casa? Qual o preço de um sofá? E de um armário para a cozinha? Faça a lista do que você precisa começando pelo básico: mesa, cama, chuveiro… nessa hora, é preciso avaliar a necessidade de pequenos luxos, como exaustor, forno elétrico, televisão no quarto, ar-condicionado, etc. Para essa tarefa, um bom aliado é o Vivo Compras, que traz mais de 850 mil produtos de diversas lojas virtuais, tudo no mesmo carrinho.

Confira: Quanto custa equipar a cozinha com eletrodomésticos

Serviços e manutenção

Água, gás e energia elétrica são a pedra fundamental. Depois, temos telefone, internet e TV a cabo. Quais você irá contratar? Em seguida, há os serviços especializados e pontuais, para manutenção e conservação do lar: faxineira, montador de móveis, encanador, eletricista…

Confira: Vivo Assistência Casa: chaveiro, conserto de eletrodomésticos e mais

Alimentação

Você se anima em cozinhar para apenas uma pessoa? A alimentação tende a ser um problema para quem mora sozinho, porque, se não quiser cozinhar, o sujeito terá que comer em restaurantes com frequência – o que custa caro –, ou recorrer a comidas pré-preparadas – que não são ideais para a saúde. A dica é cozinhar em quantidade considerável e congelar as porções.

Confira: Comer fora pode pesar no seu bolso

Compras no supermercado

Seja com materiais de limpeza, comida ou itens de higiene, os gastos no supermercado também representam uma boa parcela no orçamento de quem mora sozinho. Para economizar, a sugestão é comprar em grandes quantidades, desde que você tenha onde guardá-los.

Confira: Como fazer uma boa lista de supermercado

E aí, está pronto para morar sozinho? Depois de avaliar todos esses gastos, é hora de fazer orçamento e colocar tudo na ponta do lápis. Nessa hora, planilhas financeiras também podem ajudar. A tarefa é descobrir se você tem dinheiro para iniciar a moradia, e se a renda mensal dará conta das despesas.

Você vai se interessar por:

Como morar sozinho? Veja as dicas para não passar perrengue
Dia dos Solteiros: repense suas finanças para morar sozinho
Confira motivos para ajudar nas despesas domésticas

Se vocês gostou das dicas, ajude a divulgar o artigo compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
sair da casa dos pais
como abrir uma academia de ginástica