Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer saber como ter dinheiro até o fim do mês? Mude 3 hábitos

A- A+

Seu salário costuma terminar antes de quitar todas as despesas? Condição comum para muitas pessoas, descobrir como ter dinheiro até o fim do mês não é uma tarefa simples, mas está longe de ser impossível: ela exige controle e disciplina, além de um bom planejamento do orçamento.

Existem hábitos simples do dia a dia que acabam complicando a situação financeira e, sem perceber, fazem o dinheiro acabar antes do esperado. São comprinhas aqui, parcelamentos ali e, quando nos damos conta, toda a renda do mês foi comprometida. Quer virar esse jogo?

Homem se pergunta como ter dinheiro

Descontrole nos gastos está entre os principais erros de quem fica sem dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

3 erros comuns que acabam com o salário

Compras impulsivas

Um dos principais hábitos que fazem o dinheiro acabar num piscar de olhos é a compra por impulso. Não pensar antes de adquirir algo provoca um descontrole lá na frente, pois, em muitos casos, quando não se tem o dinheiro para comprar, recorre-se ao parcelamento.

Falta de planejamento

A falta de planejamento é outro erro comum para aqueles que não sabem como ter dinheiro até o fim do mês. Sem uma previsão definida com rendimentos e despesas, se torna muito mais fácil perder o controle e acabar gastando mais do que se ganha.

Não diferenciar necessidades e desejos

Não saber distinguir necessidades de desejos também prejudica o orçamento, pois os gastos desnecessários podem se igualar ou até mesmo superar aquelas despesas básicas, como conta de luz, água e transporte.

Como ter dinheiro no fim do mês

Para quem se pergunta “como ter dinheiro no fim do mês” e quer mudar os hábitos financeiros, o primeiro passo é ter um controle do orçamento. O consultor financeiro Erasmo Vieira indica fazer um planejamento mensal detalhado, seja no papel, celular ou em uma planilha eletrônica.

Vieira indica que devem ser registrados os ganhos, gastos e até mesmo previsões de desejos futuros. “As pessoas devem lançar todos os seus sonhos e também todos os seus compromissos para o próximo mês”. Segundo ele, isso facilita o controle e evita que a compra de itens de desejo comprometa o orçamento.

Outro hábito importante que o consultor aponta que deve ser adotado é avaliar o que é necessidade e o que é desejo, separando os dois tipos de gastos. “Deve-se comprar os desejos somente se tiver dinheiro, e preferencialmente pagar à vista, evitando o pagamento de juros”, aconselha Vieira.

Algumas atitudes simples para economizar no dia a dia também fazem grande diferença na hora de saber como ter dinheiro no fim do mês. Confira as principais dicas do consultor:

  • Diferenciar o que é caro e o que é barato
  • Comprar à vista
  • Estabelecer metas para os sonhos
  • Saber que nos pequenos gastos é que estão grandes ralos do orçamento.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Viu como ter dinheiro até o fim do mês pode ser fácil? Deixe seu comentário!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças