Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer saber como se livrar das dívidas? Identifique erros e mude hábitos

A- A+

Cerca de 60 milhões de famílias começaram o ano endividadas no Brasil, maior índice já registrado desde que a contagem passou a ser feita pelo IBGE, em 2012. Reverter essa situação e saber como se livrar das dívidas exige comprometimento e disciplina de todos os membros da família.

Se você está diante desse desafio, saiba que os esforços devem compreender ajustes em todos as despesas, mudando os hábitos financeiros. É preciso fazer um diagnóstico completo da situação e definir quais despesas podem ser cortadas, priorizando sempre o pagamento das dívidas. Dá trabalho, mas é possível chegar no azul novamente.

Aprendendo como se livrar das dívidas

Vencer o endividamento e voltar a ficar no azul exige planejamento e disciplina. Foto: iStock, Getty Images

Principais causas do endividamento

O desemprego no Brasil já atinge cerca de 9,5 milhões de pessoas em 2016, segundo dados do IBGE, registrando a pior marca dos últimos quatro anos. Esse é um dos principais fatores que prejudicam o controle financeiro e aumentam as dívidas das famílias.

Além disso, o consultor financeiro Erasmo Vieira aponta outros maus hábitos que contribuem para o endividamento: descontrole das receitas e despesas, falta de planejamento, gastos por impulso sem avaliação, não saber distinguir o que é necessidade do que é desejo, compras parceladas em gastos corriqueiros e empréstimo do nome.

Como se livrar das dívidas

O primeiro passo para saber como se livrar das dívidas é fazer um mapeamento preciso de cada uma delas. “Saber o quanto se deve, colocando tudo no papel ou planilha, por pior que seja a situação”, recomenda Vieira.

É preciso avaliar qual débito está pesando mais no orçamento, qual tem a maior taxa de juros e qual está causando maiores aborrecimentos. “Assim, todos podem fazer um diagnóstico para conhecer a situação real e partir para a renegociação e eliminação de dívidas”, afirma.

Outro passo importante é reduzir as despesas mensais da família. Para isso, é importante entender que existem dois tipos de gastos: os necessários, que representam normalmente 30% a 40% da renda; e os desejados, que vão de 60% a 70% do orçamento da casa.

Para Vieira, está nos gastos desejados a maior margem para enxugar. “O grande problema é quando as pessoas querem transformar desejos em necessidades. Não quero dizer que é fácil fazer, mas é aqui que está o caminho”, aponta.

Mas não pare por aí: também é possível economizar nos gastos necessários, ou seja, nas despesas fixas, como contas de água, energia elétrica e telefone. Toda a família deve estar ciente da situação e ajudar.

Quitar a dívida é prioridade

O pagamento da dívida deve ser sempre prioridade, podendo ser necessário aproveitar rendimentos extras, como o pagamento das férias, 13º salário ou a restituição do Imposto de Renda, além de abrir mão de investimentos e poupanças até que a situação esteja estabilizada.

Depois de aprender como se livrar das dívidas, é importante trabalhar para evitar a repetição desse cenário negativo. Para isso, é preciso mudar os hábitos financeiros de forma geral. Fazer um planejamento mensal, evitar compras parceladas e manter uma reserva para emergências são as dicas mais importantes.

O consultor financeiro ainda indica criar algo que o motive a controlar os gastos. “Alguns exemplos de objetivos espetaculares são sair do cheque especial e pagar financiamentos. E depois: viajar, trocar o celular, trocar o carro, fazer uma festa, comprar o imóvel dos sonhos”, conclui.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Aprendeu como se livrar das dívidas? Compartilhe essas dicas!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado