Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer parar de gastar dinheiro? Veja por onde começar

A- A+

Deixar de gastar dinheiro é o objetivo de muitos brasileiros, sobretudo na atual conjuntura econômica, mas poucos realmente conseguem. Se você precisa controlar melhor os gastos, é importante começar fazendo um diagnóstico. Descobrir onde está o “ralo” é o passo inicial.

Ocorre que nem sempre o salário escorre em tardes de compras, como seria fácil imaginar. Em muitos casos, você acaba pagando por uma série de serviços que nem usa.

Deixar de gastar dinheiro é o objetivo de muitos brasileiros.

Organização financeira ajuda na hora de cortar gastos. Foto: iStock, Getty Images

 

Contas que fazem você gastar dinheiro

Veja oito despesas comuns nas famílias brasileiras, que impactam no orçamento doméstico, mas que nem sempre correspondem a serviços realmente utilizados.

TV por assinatura

A tecnologia não para de evoluir, trazendo facilidades (e economia). Com diversas empresas de filmes e séries que funcionam somente pela internet, o custo da mensalidade caiu, pois não há necessidade de instalação de equipamentos. Além disso, a qualidade muitas vezes é melhor do que o pacote básico das assinaturas.

Tarifas bancárias

Muitos clientes pagam tarifas altas aos bancos por serviços que, na maioria dos casos, nem são utilizados. Uma alternativa é conversar com o gerente e negociar as tarifas, mudar seu pacote – pode ser que o básico seja suficiente – e reduzir os gastos.

Garantia estendida

É preciso valiar com cautela se vale a pena. A menos que os componentes do equipamento que você comprou sejam muito caros, você irá gastar dinheiro com a garantia estendida – talvez muito mais do que custaria um eventual conserto.

Plano incorreto de celular

Muitas pessoas nem percebem que podem gastar dinheiro a mais com a conta do celular. Isso porque não são todos os usuários que conferem se o plano está de acordo com suas características de uso e necessidades.

Comida de fast food

Ir com frequência ao fast food mais próximo de sua casa ou escritório faz mal para a sua saúde e para o seu bolso também. Quer parar de gastar dinheiro com isso? Faça um comparativo de quanto você gasta com fast food e comprando seus lanches no supermercado. A diferença é grande.

Presentes desnecessários

É melhor pensar duas vezes antes de comprar mais um daqueles presentinhos – para a família ou para os afilhados – que ficarão guardados em gavetas. Eles significam gastar dinheiro à toa. Talvez seja melhor economizar e comprar algo que a pessoa goste ou presentear quem realmente precisa. Lembre-se: estamos na era do consumo consciente.

Você vai se interessar por:

Veja dicas de como gastar menos todos os dias

No Dia do Economista, confira dicas para gastar menos e economizar mais

Gastar menos é primeiro passo para investir; veja dicas

Assinaturas

Jornais e revistas impressos já não contam mais com grandes públicos. Com a popularização da internet e dos dispositivos móveis, é preciso avaliar se há mesmo motivos para receber quilos e quilos de papel por mês, pagando muito mais por isso. Investir na assinatura eletrônica pode ficar muito mais em conta.

Café da manhã na padaria

Se você ainda tem esse costume da “era das vacas gordas”, é hora de repensá-lo. Tomar café – da manhã ou da tarde – fora de caso é sinônimo de altos gastos. Com o valor que você gasta em dez dias, compra pão e leite para o mês inteiro.

Pare de gastar dinheiro economizando

Comprar com preços reduzidos também pode ser interessante para a redução de despesas. Alguns sites de cupons de descontos, como o Vivo Descontos, oferecem promoções exclusivas para os clientes cadastrados. Por uma taxa semanal de R$ 2,99, você recebe todas as promoções no celular.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para parar de gastar dinheiro? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular