Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer mudar de vida? Planejamento financeiro é um atalho nesse caminho

A- A+

Final de ano chegando e, junto com ele, planos para se ter um 2016 melhor. Se você está querendo mudar de vida e arrumas suas finanças, o planejamento financeiro pode ajudá-lo nesse sentido.

Mudar de vida é possível

Uma nova postura com relação às despesas, maior controle de gastos, a fuga das compras por impulso. Tudo isso pode ser possível de ser realizado no próximo ano. O segredo é começar a planejar seu orçamento. E começar já.

Conforme lembra a educadora financeira Cintia Senna, são os objetivos que norteiam a vida. E apenas quando se tem foco é que metas podem ser estabelecidas para o melhor uso dos recursos financeiros.

Segundo a especialista, com um planejamento estruturado, é mais fácil que os sonhos definidos sejam cumpridos e sem desvios no caminho, com gastos que chamamos de desnecessários e que atrasam as conquistas.

Mudar-de-vida-seudinheiro-istock

Definir metas para realizar sonhos é parte importante do planejamento financeiro. Foto: iStock, Getty Images

Como mudar de vida com planejamento

Apesar de parecer uma receita simples, nem todos conseguem adotar uma postura de disciplina financeira, com metas e foco. Confira três dicas de Cintia Senna para mudar de vida com o auxílio do planejamento financeiro.

Defina qual sua realidade atual

Para isso, considere três eixos principais: a realidade financeira, a realidade pessoal e a realidade profissional. Foque no primeiro. É preciso analisar seus hábitos atuais de consumo durante um período de pelo menos 30 dias, para quem recebe salário fixo, e de 90 dias, para salário variável.

Segundo a especialista, com essa observação, você poderá se planejar financeiramente, eliminar da sua rotina o que não é necessário e priorizar o que efetivamente se quer para mudar de vida.

Crie objetivos

Feita essa análise, a segunda dica é definir, no mínimo, três objetivos: em curto (até um ano), em médio (de um a dez anos) e em longo prazo (acima de 10 anos). Tenha todas as informações possíveis sobre esses sonhos. Afinal, quanto mais detalhados eles forem, mais fácil fica para realizá-los.

Para a educadora financeira, é nessa hora que entra a importância do planejamento financeiro. “A equação ‘ganhos menos gastos’ cai por terra. O correto são as ‘entradas menos sonhos menos ganhos’, o que indicará uma nova realidade, tendo que readequar padrão de vida”, completa.

Aprenda a poupar

Por último, mas não menos importante, principalmente para aqueles que não têm o hábito, é preciso poupar, ou seja, reservar de fato o dinheiro para realizar o que se definiu como objetivos. O foco, a determinação e a atitude são os diferenciais dessa etapa, ou seja, aquilo que realmente fará para que a sua vida mude de verdade.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar e mudar de vida, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Qual a sua receita para mudar de vida? Deixe seu comentário.

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario