Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer mudar de carreira? Confira dicas para obter êxito no projeto

A- A+

Mudar de carreira pode dar certo, mas não é um processo fácil. Empregados insatisfeitos têm pela frente uma série de obstáculos antes de dar um rumo diferente à vida profissional: são novas tarefas, cenários diversos e uma outra realidade de trabalho.

Caso esteja pensando em trocar de profissão, você não está sozinho nessa. Uma pesquisa da Pactive Consultoria revela que 32% dos brasileiros já pensaram em largar tudo e começar de novo em uma outra profissão.

Apesar de difícil, a tarefa não é impossível. Com as atitudes certas, força de vontade e um plano em mente, qualquer profissional pode mudar de carreira e tentar a realização em um outro mercado de trabalho. Veja algumas dicas que podem tornar esse processo de mudança mais tranquilo e com maior chance de obter êxito.

Mulher pensa em mudar de carreira

Para mudar de área, defina o futuro com base em objetivos claros e consistentes. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para mudar de carreira

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, antes de pensar em mudar de carreira, o profissional deve ter consciência de que essa mudança impactará em todos os âmbitos de sua vida.

“Antes de tomar qualquer decisão, você precisa ser assertivo e definir seu futuro com base em objetivos claros e consistentes”, declara. “Não adianta decidir no impulso e simplesmente largar seu atual trabalho sem planejar como ficará sua vida financeira, pessoal e familiar”, acrescenta.

Marques dá duas dicas úteis para quem está pensando em mudar de carreira. Confira:

Defina uma meta

As respostas para perguntas sobre qual carreira deseja seguir e qual a área mais atende suas necessidades profissionais e pessoais devem estar claras na cabeça do profissional. Com elas definidas, fica mais fácil para você buscar conhecimentos e competências necessários para entrar nessa nova área.

Tenha um plano de ação

Com o objetivo definido na sua cabeça, agora é a hora de estabelecer as ações para a realização do desejo. Você precisa também definir um prazo para alcançar o objetivo e quais serão os investimentos (financeiro, tempo, emocional) necessários para isso.

Apelar para o networking também é fundamental. De acordo com o presidente do IBC, identificar as motivações para a mudança de carreira e conversar com profissionais da área desejada podem ajudar em uma fase inicial.

“Fazer coaching também ajuda. Esse apoio de um profissional especializado é realmente eficaz, pois proporciona um autoconhecimento necessário para entender as motivações que levaram você ao desejo de mudança”, indica.

Você vai se interessar por:

Como mudar de carreira ao alcançar os 40 anos

Plano de carreira estimula equipes a atingir resultados

5 dicas para alcançar o sucesso na carreira

Prepare-se financeiramente para mudar de carreira

Um passo importante antes do profissional mudar de carreira é se preparar financeiramente para isso. Mudanças podem ser demoradas, então, o profissional precisa ter um bom fundo de emergência para passar por esse período de transição mais tranquilamente.

Ele deve ter em mente também que a remuneração na nova profissão pode não estar no mesmo patamar do rendimento anterior.

O fundo de emergência – que deve corresponder, no mínimo, a três salários – também será necessário para que o profissional alcance as competências necessárias para assumir a nova profissão. Gastos com treinamentos de capacitação, especializações e cursos de línguas devem entrar na planilha de quem quer mudar de área.

Evitar novas dívidas e cortar gastos também vão fazer parte da rotina de quem quer trocar de profissão. Antes de partir para a realização do sonho, o profissional deve estar com as finanças organizadas e em dia para não precisar abandonar o projeto de realização profissional.

 

Você tem uma boa dica? Deixe um comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria