Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer lecionar? Veja quanto custa uma faculdade de Letras

A- A+

Se você gosta de ler, escreve sem dificuldades e tem interesse por literatura, é provável que já tenha cogitado fazer um curso superior de Letras. O mercado de trabalho inclui profissões como professor, revisor, tradutor e intérprete. Mas, antes de escolher a carreira, saiba quanto custa uma faculdade de Letras e prepare-se para realizar seu sonho.

Jovens sabem quanto custa uma faculdade de Letras

Paixão pela literatura é característica comum entre estudantes do curso de Letras. Foto: iStock, Getty Images

Quanto custa uma faculdade de Letras

Como você deve saber, qualquer curso em universidades privadas, seja ele da área de Ciências Humanas ou Ciências Exatas, varia de preço conforme a faculdade e a região. Por isso, não há como especificar com precisão quanto custa uma faculdade de Letras.

Mas é possível fazer estimativas. Para chegar a um valor de referência, selecionamos os melhores cursos do país, de acordo com a avaliação do Ministério da Cultura (MEC), por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Esse indicador considera variáveis como qualificação e qualidade do corpo docente, infraestrutura da instituição e desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Analisando as mensalidades da Universidade São Judas Tadeu (SP), da Pontifiícia Universidade Católica (PUC-Rio) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS), três das universidades mais bem avaliadas pelo MEC, o valor médio fica na faixa de R$ 1.200.

São oito semestres de curso, o que significa pelo menos quatro anos de estudo, e é preciso lembrar que, na hora de calcular as despesas, também é necessário considerar gastos com transporte, acomodação, material didático, alimentação.

Ou seja, colocando na ponta do lápis, o valor médio do investimento em mais estudos pode aumentar de forma considerável.

Opções para quem não tem como pagar

Achou cara a mensalidade? Pois saiba que existem maneiras de reduzir ou adiar os gastos por meio dos programas de incentivo à formação superior por parte do Governo Federal.

Um dos exemplos é o ProUni, que oferece bolsas aos candidatos de baixa renda com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Fies, que concede financiamento aos estudantes, também é bastante popular.

Além disso, é possível pleitear bolsas nas universidades, ou complementar a renda com bolsas de iniciação científica ou estágios remunerados. Apesar de baixo, o valor permite quitar alguns créditos, ajudando quem pretende se formar no Ensino Superior.

Outra possibilidade é estudar para conseguir uma boa nota no ENEM e concorrer às vagas nas universidades públicas. Centenas de instituições federais e estaduais utilizam o exame nacional para selecionar seus alunos em âmbito nacional.

Você vai se interessar por:

Você está pronto para cursar Letras?

Antes de investir em um curso de Letras, você precisa ter certeza de que é isso que deseja para o futuro. Atualmente, o principal mercado para quem se forma em Letras é o cargo de professor em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Mas essa não é a única opção: também é possível trabalhar em editoras, preparando e padronizando textos, como revisor ortográfico e gramatical de conteúdo (desde anúncios publicitários até trabalhos de conclusão), como tradutor de textos de idiomas e como intérprete.

Esteja preparado para estudar análise literária, compreender os detalhes da produção textual, aprofundar-se em questões semânticas e pesquisar sobre a evolução do uso dos idiomas.

Gostou da ideia? Então comece a pesquisar os valores das universidades mais próximas, descubra quanto custa uma faculdade de Letras na sua instituição preferida e prepare-se para ingressar no terceiro grau.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
pós graduação no exterior
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Procura as melhores cidades para fazer faculdade
Estudam nas melhores cidades para fazer faculdade no Brasil
Cuidando das finanças no lar