Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer fugir dos juros altos? Dinheiro na mão é opção ao comprar imóvel

A- A+

Para quem deseja contratar um financiamento imobiliário no Brasil, os altos juros costumam representar um problema. Só não é assim para quem possui dinheiro na mão e pode optar por comprar a casa própria à vista.

Essa já era uma tendência há dois anos, quando cerca de um terço dos imóveis vendidos eram pagos à vista (35,76%), segundo levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP).

No mais recente balanço do órgão, divulgado em setembro deste ano, o número de pessoas com dinheiro na mão que optaram por pagar à vista subiu para 44,69%.

Dinheiro na mão é a melhor opção para comprar imóvel.

A pagar à vista, imóvel pode ser adquirido com preço abaixo do valor de mercado. Foto: iStock, Getty Images

3 vantagens do dinheiro na mão ao comprar imóvel

Se você tem dinheiro na mão, mas ainda não ficou convencido de que comprar um imóvel à vista é um bom negócio, confira três vantagens dessa modalidade, de acordo com o advogado e presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Lúcio Delfino

Negociação

A primeira e principal vantagem de adquirir um imóvel à vista, segundo Delfino, é o poder de barganha. Para ele, quem tem o dinheiro na mão possui mais facilidade em ter sucesso na negociação final. “Isso faz a diferença na hora da compra, principalmente se o vendedor está com urgência no recebimento dos recursos”, avalia.

O argumento do especialista vai ao encontro do que demonstra o estudo da Creci-SP. De acordo com o levantamento, os proprietários dos imóveis vendidos à vista em setembro no estado concederam descontos médios de 12,72% sobre os preços originalmente pedidos em bairros de áreas nobres, 8,87% nos bairros centrais e 7,22% nas regiões mais afastadas.

Compra em leilão

Além da negociação direta, quem pretende adquirir um imóvel e tem recursos disponíveis, pode fazer a aquisição através de um leilão, ou de pessoas que estejam com o nome ou com o imóvel pendente por algum motivo.

Nessas hipóteses, desde que o comprador tome alguns cuidados e esteja assessorado por um advogado especializado no tema, o valor da compra pode sair bem abaixo do preço de mercado e ser uma ótima opção de investimento, defende o presidente da ABMH.

Imóvel em construção

Outra vantagem para quem possui dinheiro na mão, é a compra de imóveis cuja construção não esteja finalizada, ou que necessite de reformas. Assim, além de descontar o valor correspondente ao custo da obra, o comprador poderá negociar por um preço abaixo do que já foi investido pelo comprador.

Em geral, segundo Delfino, não é possível utilizar o FGTS ou conseguir acesso a crédito imobiliário para compra de imóveis em algum desses casos. “Por esse motivo, o preço de venda é menor que o de mercado”, finaliza.

A dica é cercar-se de algumas garantias e contar com os serviços de profissionais especializados. Assim, você pode fazer a aquisição, regularizar as pendências existentes, e certamente ter um lucro considerável.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem uma casa, deve contar com uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Gostou das dicas para comprar imóvel com dinheiro na mão? Compartilhe!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Aproveitando o desconto em imóveis
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial