Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer fazer a viagem dos sonhos? Veja como poupar dinheiro e planejar

A- A+

Nada mais relaxante do que aproveitar as férias para sair da rotina e conhecer novos destinos. Se, por um lado, esse é sonho comum entre a maioria dos jovens, a dificuldade em juntar dinheiro – e mesmo definir como poupar – costuma ser motivo para adiar a viagem.

Para o diretor da World Place Intercâmbio & Turismo, Paulo Grassi, a saída é começar a economizar com antecedência e pensar nas possibilidades disponíveis para suprimir custos. Nessa hora, a pesquisa vai ser a sua principal aliada.

Seja através da internet ou mesmo em agências de turismo, busque estimativas de valores para tudo aquilo que vai ser somado aos seus gastos. Com um número para se basear, é possível definir o quanto precisa ser poupado mensalmente e em quanto tempo.

Como poupar para viajar

Com planejamento e organização, a viagem dos seus sonhos fica mais próxima. Foto: iStock, Getty Images

Como poupar com os principais gastos

Ao viajar, são dois os principais gastos que você vai encontrar: a passagem aérea e a hospedagem.

Por isso, o primeiro detalhe a considerar é a época em que a viagem vai acontecer. Ou seja, na alta ou na baixa temporada. Se você possui flexibilidade para escolher as datas, opte pelos períodos menos movimentados na região a ser visitada.

Além de economizar dinheiro, você evita perder tempo em filas. Ao fazer as reservas com antecedência, os valores pagos também vão diminuir, lembra Grassi. No caso dos bilhetes de avião, a dica é realizar a compra meses antes do dia em que você pretende viajar.

Planeje o seu roteiro e descubra como poupar

Um dos pontos que mais causa dúvida na hora de planejar o roteiro é o seu tempo de duração. É normal que você queira conhecer todos os lugares possíveis, mas há risco de transformar a viagem em uma maratona e, muitas vezes, deixar para trás o que as cidades oferecem de melhor.

Para não errar, defina prioridades, ou seja, pontos turísticos que são indispensáveis para a sua experiência. No caso da Europa, por exemplo, Grassi indica separar no mínimo dois dias para cada lugar. “Outro ponto importante é se os hotéis ficam próximos a estações de trem e metrô, o que ajuda muito na locomoção”, complementa.

Quer saber como poupar e gastar ainda menos? Considere a opção de ficar em um hostel. As diárias costumam ser mais baratas, especialmente para quartos coletivos.

Não esqueça ainda de incluir nas suas estimativas os custos de alimentação, muitas vezes esquecidos. Em geral, os restaurantes mais afastados das regiões turísticas oferecem preços menores e um contato mais próximo com a população local.

Você vai se interessar por:

A grana anda curta? Descubra como viajar sem dinheiro

Vai viajar? Descubra qual o limite de compras no exterior

Bom planejamento financeiro pessoal permite viajar uma vez ao ano

Pesquise passagens e hotéis

Quer gastar menos para sair de férias? Conheça o Vivo Compras, um site especializado na pesquisa de ofertas, que permite que você compre suas passagens e reserve a sua hospedagem com os melhores preços. Basta selecionar a cidade desejada e as datas para ver um resumo das principais ofertas para o período.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Aprendeu como poupar para a sua viagem? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple