Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer empreender? Descubra o que fazer para vender e ganhar dinheiro

A- A+

Você sabia que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo? É o que diz a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aqui conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). A esmagadora maioria das empresas criadas no país são pequenas e familiares. Que tal se inspirar neles e trabalhar por conta? Basta encontrar o que fazer para vender e ganhar dinheiro.

A liderança brasileira no ranking prova que essa é uma possibilidade ao alcance de qualquer pessoa, pois, mesmo com os problemas do nosso sistema de ensino, o povo empreende. Basta aproveitar o seu talento ou, então, escolher uma área na qual deseja aprofundar-se e aprender o ofício. Em outras palavras: ganhar dinheiro trabalhando por conta própria é uma opção, não privilégio.

Homem sabe o que fazer para vender e ganhar dinheiro

Você tem uma boa mão para fazer doces? Invista nesse dom para ganhar dinheiro.

O que fazer para vender e ganhar dinheiro

Se você leu tudo isso e não consegue pensar o que fazer para vender e ganhar dinheiro, vamos ajudá-lo. Leia nossas sugestões e escolha o que melhor se encaixa com as suas habilidades.

1. Artesanato

O artesanato é o produto feito pelo artesão, geralmente à mão. Esqueça o clichê dos objetos tradicionais da sua região, vendidos em lojas para turistas. Você pode aproveitar suas habilidades manuais para produzir uma série de itens, ou até mesmo personalizar aqueles que você compra prontos, sem estampa, como canetas e camisetas.

Você ainda pode confeccionar clutches (aquela mistura moderna de bolsa com carteira), bijuterias, objetos decorativos, pintar quadros. As possibilidades vão até onde sua imaginação permitir. Considere todas as opções de materiais: madeira, papel, biscuit, crochê, EVA, vidro e infinitas outras. Para ter uma marca verde, opte por matéria-prima reciclada.

2. Doces e salgados

Você tem boa mão na cozinha? Se os seus amigos e familiares aprovam seus quitutes, por que não começar a ganhar dinheiro com esse dom? Seus produtos podem ser doces, como tortas, bolos, docinhos de festa, sorvete, trufas, cocadas, brownies e cupcakes, ou salgados, como pastéis, coxinhas, empanadas, tortas salgadas e salgadinhos de festa.

3. Serviços

Habilidades manuais, seja para produzir itens de decoração ou para cozinhar, não são o seu forte e você não tem vontade de desenvolvê-las? Não tem problema, ainda há o que fazer para vender e ganhar dinheiro, mas nesse caso você terá de prestar um serviço.

Se você tem alguma especialidade, aproveite-a. Você pode prestar serviços nas áreas de contabilidade, assessoria jurídica, revisão de ortografia, formatação de monografias, tradução, design, programação e outras tantas.

Quanto mais quantificável o trabalho, melhor, pois facilita a cobrança. Se estamos falando de textos, por exemplo, você pode cobrar por palavras. Se é design, tente fechar pacotes completos (criação do conceito + logotipo + identidade visual + manual de aplicação da marca).

Nos casos acima você precisa ter bons conhecimentos nas áreas. Se não é o seu caso, há outros trabalhos ao seu alcance, como digitar documentos (o antigo trabalho do datilografista) no computador. Mas lembre-se que quanto maior a especialização requerida, mais bem pago é o trabalho.

Como conseguir clientes?

Você já sabe o que fazer, e agora, como vender seu produto ou serviço? A primeira venda é sempre a mais difícil, então, concentre-se nos seus contatos para consegui-la e ganhar confiança. Pergunte a cada pessoa que você conhece se ela não sabe de alguém interessado no seu trabalho e peça indicação.

Depois, para aumentar o número de clientes, use e abuse das redes sociais e sites de venda. Crie uma marca para se diferenciar.

Se você vai vender doces, por exemplo, concorrerá com inúmeras outras doceiras que expõem seus quitutes no seu perfil pessoal no Facebook. Criando uma fan page com a marca e um design bacana, seu trabalho será considerado muito mais profissional.

Por fim, mas não menos importante: precifique bem os seus produtos, para que compense o investimento feito em tempo e materiais, e, se possível, procure legalizar seu negócio junto aos órgãos competentes.

Gostou das nossas dicas e já sabe o que fazer para vender e ganhar dinheiro? Então, compartilhe o conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria