Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer comprar um flash externo para sua câmera? Confira dicas

A- A+

A iluminação é um dos elementos mais importantes para a qualidade de uma fotografia. Em situações de baixa luminosidade, o auxílio artificial de um flash externo pode ser a solução para garantir que a imagem seja captada de forma nítida.

Mas qual é o acessório correto a escolher? Cada câmera possui características e compatibilidades diferentes – e isso deve ser considerado na hora da compra.

Mulher usa flash externo

Flash externo facilita a captação de imagens e ajuda a corrigir imperfeições. Foto: iStock, Getty Images

Como comprar um flash externo

As câmeras fotográficas atuais, desde as básicas até as profissionais, já costumam contar com um flash embutido. Esse sistema de iluminação dá resultados satisfatórios em imagens captadas a uma curta distância, mas não costuma garantir um efeito tão nítido quando o objeto de foco está mais longe da lente.

Por isso, quem gosta de fotografia e faz registros em diferentes condições de iluminação pode investir em um flash externo. Maior e mais potente, ele tem um maior alcance e pode ser útil para equilibrar feixes de luz excessiva. Mas como não faz parte da câmera, o acessório precisa ser escolhido com cuidado.

O primeiro aspecto a analisar é a compatibilidade entre câmera e flash. É preciso saber se o seu equipamento possui a espera para o acoplamento do acessório. A estrutura é chamada de sapata e fica localizada na parte superior da máquina. Funciona através de encaixe e é base que firma a luz no corpo do equipamento.

Se a máquina fotográfica tiver essa sapata, é preciso que você acesse o seu manual para descobrir quais os modelos que se encaixam ali.

Algumas câmeras possuem flashes próprios, que realizam melhores sincronizações de disparo. Ainda assim, é possível utilizar versões de outras marcas, desde que constem como aceitas no manual do fabricante.

Outro ponto que merece atenção é o NG ou Número Guia. Se a principal função de um flash externo é atingir distâncias maiores do que o embutido é capaz, esse é o código que informa a distância máxima, em metros, que a luz atinge em determinada abertura da lente, com relação à velocidade ISO. Quanto maior o número, mais potente é a luz.

Avalie também o tempo mínimo de reciclagem. Essa informação é importante para que você saiba quantas fotos consegue tirar em um determinado intervalo de tempo. O ciclo de reciclagem é o período em que a luz recarrega o seu circuito interno após um disparo e se prepara para o próximo. Quanto menor o tempo, mais fotos em sequência.

As vantagens de usar um flash externo

O flash externo representa uma vantagem para a captação de imagens em ambientes de baixa luminosidade, mas não apenas nessas situações. Ele modifica o enfoque dado aos objetos em cena. A aplicação da luz em um objeto, por exemplo, pode realçar o seu brilho ou dar destaque a ele na relação com os demais.

Isso vale também para os retratos. A aplicação da luminosidade em rostos ajuda a realçar os traços da pessoa e criar ideias de intimidade ou perigo.

Na correção de sombras ou imperfeições, a luz do flash também tem atuação importante. O seu posicionamento correto pode modificar até mesmo as noções de condições climáticas ou de horário de captação de uma fotografia.

Você vai se interessar por:

E o preço?

Antes de comprar o acessório, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. Sites como o Vivo Compras são um aliado e tanto, pois permitem visualizar as opções e seus valores, oferecendo ainda descontos especiais nas principais lojas virtuais do país.

No site, você encontra modelos de flash externo que partem de cerca de R$ 600 (como o Canon HF-DC1) até R$ 2.400 (como é o caso do Nikon Speedlight AF SB-910). Como você pode perceber, pesquisar é fundamental para acertar na compra.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para acessórios de cine e foto

Gostou das dicas para comprar flash externo? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple