Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer comprar barato? Siga as dicas e economize

A- A+

Está em busca de roupas, celulares, sapatos e acessórios das suas marcas favoritas mas o dinheiro está curto para satisfazer tantos desejos? Com tantas ofertas de consumo, fica realmente difícil. Mas há formas de comprar barato aquele item que você tanto quer, principalmente na internet.

Defina o que é comprar barato

Em 2014, o Instituto Akatu fez sucesso nas redes sociais com uma campanha que dizia que “comprar o que você não precisa pela metade do preço é muito caro”. É uma frase de incentivo ao consumo consciente e que pode ser útil para você na hora de avaliar se realmente irá comprar barato o produto X ou Y. Em outras palavras, a busca começa pelas prioridades.

comprar-barato

Evitar compras por impulso é um dos principais cuidados para economizar. Foto: iStock, by Getty Images

 

Saiba onde buscar

Desde que o brasileiro perdeu o medo de adquirir produtos pela internet, os comerciais de televisão e os folhetos promocionais das lojas ficam devendo muito no quesito preço. A web ainda é o melhor canal para comprar barato e não é à toa que esta modalidade só cresce. Em 2014, o e-commerce cresceu 24%, faturando R$ 35,8 bilhões, conforme a consultoria E-bit.

Dicas para comprar barato

Se você não sabe por onde começar, nós podemos ajudar com algumas dicas que orientarão sua busca pelo melhor preço. Confira.

1 – Evite compras por impulso

Que os anúncios são tentadores, todo mundo sabe. Mas cabe a você avaliar se aquela propaganda sedutora traz realmente o melhor produto – e valor – para você. Controlar as emoções, nesse caso, é a melhor forma de evitar arrependimentos.

2 – Compare preços

Muita gente ainda erra por apostar no “amor à primeira oferta”. Tente fazer o contrário. Se você quer comprar barato, aproveite todas as facilidades que a internet oferece para pesquisa. Hoje, há muitos comparadores de preço confiáveis, que apresentam várias versões do produto que você procura.

3 – Aguarde as promoções

Há empresas que realmente precisam acabar com seus estoques para receber novas remessas de produtos. Isso ocorre principalmente quando uma versão mais moderna do produto vai ser lançada – seja com eletrônicos ou novas coleções de moda. Esse pode ser o momento ideal para comprar barato

4 – Conheça o produto

Para saber se aquela promoção relâmpago é uma armadilha ou realmente uma proposta irrecusável, é preciso conhecer o produto. Se você pensa em comprar algo, comece já a conhecer detalhadamente e pesquisar os preços. É a melhor forma de chegar a uma conclusão sobre o preço.

5 – Compre direto da fábrica

Se a sua ansiedade é controlada o suficiente para aguardar alguns dias pela chegada do produto, você pode economizar. Uma ótima alternativa para comprar barato é buscar direto com o fabricante, seja pelo site ou até pelo telefone. No segundo caso, é possível até conseguir preços melhores, dependendo da negociação com o vendedor.

6 – Busque vantagem nas redes sociais

Sim, as redes sociais também servem para você conseguir aquele super desconto. Muitas marcas oferecem ofertas ou sorteios para seus seguidores nas redes sociais. Também é comum disponibilizar códigos de produtos com preços mais baixos.

7 – Consiga desconto em suas lojas preferidas

Os chamados “cupons de desconto”, que estão virando moda no comércio online, são os maiores aliados na busca de preço. As lojas mais modernas já oferecem um cadastro aos clientes, para enviar os descontos por e-mail. Mas se você não tem paciência para esperar as promoções, precisa conhecer o Vivo Descontos, que dá direito a muitos cupons de desconto e promoções exclusivas das melhores marcas do Brasil. Depois de cadastrado, você pode ter informações sobre como pegar uma oferta por diversos canais, incluindo o site. Saiba mais:

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica sobre comprar barato? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica