Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer aplicar seu dinheiro? Saiba como definir em qual banco investir

A- A+

Você pode ter recursos à disposição, poder de compra e uma carreira promissora pela frente. Ainda assim, definir em qual banco investir não é uma tarefa simples. A razão para isso é fácil de entender: não é a sua capacidade financeira o fator preponderante na decisão. É essencial saber escolher, entre tantas opções, aquela que mais se encaixa no seu perfil.

Pensando nisso, reunimos a seguir algumas dicas com os principais critérios a considerar no momento da escolha. Como o relacionamento com os bancos tende a ser longo, é preciso refletir com cuidado para não ser surpreendido por armadilhas e acabar no prejuízo.

qual banco investir

Relacionamento com bancos tende a ser longo, o que justifica a cautela na escolha. Foto: iStock, Getty Images

Qual banco investir: comece pesquisando

Como você costuma agir ao comprar um eletrodoméstico? Busca informações? Varre a internet? Tenta encontrar o melhor produto pelo melhor preço? A sua atitude ao escolher em qual banco investir deve ser a mesma, indica Altemir Farinhas, empresário e administrador especializado em finanças. “Veja quais são as opções que estão disponíveis em seu banco e procure outros para comparar”, recomenda.

A dica é a mesma de Alfredo Meneghetti, economista da Fundação de Economia e Estatística e professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Segundo ele, fazer pesquisa é fundamental e, no caso dos bancos, é importante ir pessoalmente às agências e buscar informações com os gerentes.

Para fugir dos juros altos, Meneghetti recomenda usar as ferramentas do Banco Central. No site, é possível conhecer as taxas médias praticadas no mercado. “Também pesquise na internet por taxas médias dos cartões de crédito“, diz. Esse tipo de cuidado permite acompanhar a taxa média de determinada semana ou até de um dia específico.

A seguir, saiba quais são os principais fatores que devem entrar na sua pesquisa pelo melhor banco para investir.

6 fatores para decidir em qual banco investir

1. Tarifas, juros e encargos

Talvez esse seja o principal critério a ser considerado, pois é o que mais varia entre os bancos e o que incide diretamente sobre seus resultados financeiros. Se você planeja solicitar crédito no futuro, analise em especial as taxas de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal.

2. Opções de investimentos

Procure conhecer de forma antecipada quais as opções de investimento oferecidas por cada banco – que, em geral, não variam muito – e qual a expertise de cada instituição. Adequar o seu perfil de investidor ao da equipe financeira do banco pode fazer a diferença.

> Teste: Conheça o seu perfil de investidor

3. Credibilidade e solidez

Na hora de decidir em qual banco investir, dê preferência para as instituições com credibilidade assegurada pelo mercado, cujas chances de falência sejam reduzidas. Precaução nunca é demais, não é mesmo?

4. Qualidade do atendimento

Valorize um atendimento personalizado, individual e qualificado. Nada é pior do que precisar de ajuda e não ser recebido com educação ou atenção. Procure conhecer a reputação dos bancos nos sites especializados em reclamação dos consumidores.

5. Acesso a agências e caixas eletrônicos

Dê preferência aos bancos cujas agências e caixas eletrônicos são fáceis de encontrar. Se possível, abra sua conta em uma agência já consolidada e que esteja localizada a menos de 3 km de sua casa.

6. Internet Banking

Você já sabe: com a popularização dos smartphones e dos aplicativos financeiros dedicados a melhorar a experiência do cliente, é possível fazer quase tudo remotamente. Então, avalie com critérios específicos o Internet Banking de cada banco: facilidade, agilidade e simplicidade são diferenciais.

Decisão vale para o seu futuro

Uma escolha consciente e racional tende a compensar o esforço de pesquisa. É importante entender que o relacionamento com o banco será longo, de muitos anos.

Outro aspecto a ser considerado para decidir em qual banco investir é o seu futuro financeiro. Se possível, procure a opinião de amigos e conhecidos para identificar gerentes de confiança e criar uma relação com quem vai cuidar do seu dinheiro. O bom relacionamento entre banco e cliente é fundamental.

Tarifas em bônus

Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para entender em qual banco investir? Compartilhe e comente!

quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho