Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer ajudar a sociedade? Veja como fundar uma ONG

A- A+

Quem se preocupa com a justiça social no mundo pode ter o sonho de conduzir uma uma Organização Não Governamental (ONG). Mas antes de entender como fundar uma ONG, você precisa não apenas questionar quão forte é seu espírito solidário. Sem liderança e espírito empreendedor, a instituição não se sustenta, por melhores que sejam as intenções de quem participa dela.

Fundar uma ONG envolve um grupo de pessoas com os mesmos objetivos. Se você e seus amigos defendem uma causa em comum, este será o motivo que justifica a criação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) do terceiro setor do Brasil.

De maneira resumida, a ONG fará algum serviço que o governo não faz ou não dá conta da demanda. As ONGs, atualmente chamadas de OSCs, costumam realizar ações sociais em prol de pessoas ou animais.

como fundar uma ong

Quem deseja conduzir uma ONG precisa ter um espírito solidário muito forte. Foto: iStock, Getty Images

O grupo deve escolher uma local para ser a sede da ONG. Este espaço não pode ser a casa de algum integrante. Juntos, vocês irão escrever o estatuto da organização, com os direitos e deveres dos participantes. Em uma assembleia, o estatuto é aprovado e o grupo elege o conselho diretor.

Depois, o estatuto (assinado por um advogado), a ata da assembleia constitutiva, a lista de membros fundadores, a lista de presença da assembleia, a lista de componentes do conselho diretor e um requerimento de associação civil devem ser levados a um cartório de registro de pessoas jurídicas. Com registro e sede, o contador deve registrar a Pessoa Jurídica na Receita Federal para obter o CNPJ da ONG e o atestado de isenção de imposto de renda.

Não há como fundar uma ONG sem captar recursos

A parte mais complicada é a manutenção financeira da ONG. Está enganado quem pensa que ter uma ONG pode ser um meio de enriquecer. Uma instituição desse tipo é um compromisso social totalmente legalizado e formalizado. Ela funciona como uma empresa e deve ser fiscalizada por todos os integrantes.

Existem vários tipos de ONGs e a legislação prevê especificidades para cada um. Para captar recursos dos governos federal, estadual ou municipal, as ONGs devem preencher alguns pré-requisitos, como experiência comprovada de um número X de anos. Mediante comprovações de estatutos e outras burocracias, uma ONG pode ou não entrar em concorrências públicas para receber verbas governamentais.

Se a sua causa for cuidar de animais abandonados, por exemplo, é viável angariar verbas de empresas e indivíduos. O fato é que fundar uma ONG é mais fácil do que gerenciá-la. Mesmo que ela não vise lucro, ela precisa cobrir seus custos e pagar seus funcionários, bem como cumprir sua função social determinada lá no estatuto.

Gestores que administram ONGs necessitam de espírito empreendedor para fazer com que este tipo de empresa do terceiro setor sobreviva, especialmente em tempos de crise. Disponibilizar um serviço fundamental para a sociedade é um dos aspectos que fomenta a continuação do serviço – muitas vezes executado por voluntários.

Quem quer saber como fundar uma ONG deve ter em mente que irá trabalhar tanto ou mais do que se estivesse em uma empresa privada. Com intuito de ajudar ao próximo, ela não perde o perfil de negócio, mesmo que sem fins lucrativos.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, já sabe como fundar uma ONG ou ainda tem dúvidas? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria