Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer adquirir a casa dos sonhos? Veja algumas dicas para chegar lá

A- A+

Comprar ou construir a casa dos sonhos parece um sonho muto distante para você? Pois talvez ele não esteja tão longe assim. Confira algumas dicas para conquistar a casa ideal. Mas é claro, com os pés no chão.

Veja como conquistar a casa dos sonhos

1. Planeje

Claro que esse não é o melhor momento da economia para comprar bens muito caros, até mesmo porque o acesso ao crédito está bem difícil. Quem sabe você aproveita este período para planejar? Traçar todas as etapas do processo é fundamental para a concretização desse sonho.

2. Poupe

Também é importante estabelecer um período para poupar dinheiro. Até porque as linhas de crédito não fornecem 100% do valor do imóvel. Além disso, a compra de um bem envolve custos altos com cartório. E o pagamento deve ser à vista. Por isso, mesmo que você tenha uma quantia considerável na poupança, lembre-se de guardar uma parte para esses gastos.

casa dos sonhos

Saber esperar o momento certo para a compra é um dos segredos. Foto: iStock, Getty Images

3. Escolha a localização

A casa dos sonhos não é feita apenas de estética. A localização é um fator fundamental quando se pretende comprar ou construir. Verifique se o local tem acesso a transporte público e boa infraestrutura de serviços como farmácias, lotéricas e supermercados. Não leve em consideração apenas o emprego que você tem hoje, pense no futuro.

4. Pesquise preços

Você precisará fazer uma boa pesquisa e aguardar a oportunidade, seja para um terreno ou casa pronta. E quanto mais dinheiro você tiver para a entrada, melhor será a negociação.

5. Prefira terrenos “prontos”

Se o seu desejo é construir, dê preferência a terrenos planos. Espaços  com declive acentuado tendem a multiplicar o valor da construção, pois exigem uma estrutura diferenciada para erguer a casa. Além do mais, há a necessidade da contratação de profissionais para retirar terra, uma quantidade muito maior de material e muros de contenção, que são bastante caros.

6. Escolha de acordo com a necessidade

Alimente um sonho mais realista. Não adianta querer uma casa com cinco dormitórios se você tem apenas um filho, ou mesmo uma mansão se você não tem segurança de que poderá manter uma empregada doméstica fixa. Imagine como será seu dia a dia na casa para poder calcular as despesas que terá quando estiver morando nela.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Gostou das dicas para ter a casa dos sonhos? Compartilhe!

 

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
não consigo pagar o aluguel
cooperativa habitacional
por que a poupança rende tão pouco