Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer abrir um negócio com pouco dinheiro? Veja 5 dicas para não errar

A- A+

Adeus, patrão! O sonho de gerir a própria empresa, alcançar a independência financeira e deixar um legado para a família é comum a muitos brasileiros. Também tem essa ambição? Mesmo que o momento seja de dificuldades no bolso, é possível abrir um negócio com pouco dinheiro e entrar de vez na vida do empreendedorismo.

Pouco dinheiro? Avalie franquias

Se você quer ter um negócio próprio, saiba que faz parte de um grupo numeroso. O Brasil é líder mundial quando o assunto é interesse pelo empreendedorismo. Pelo menos é isso que aponta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida no país em parceria com o Sebrae: três em cada dez brasileiros entre 16 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos na criação do negócio.

A taxa de 34,5% coloca o Brasil na primeira colocação do ranking global de percentual da população envolvida com empreendedorismo, quase dez pontos percentuais à frente da China (26,7%), que ficou na segunda colocação.

Homem pensa em abrir um negócio com pouco dinheiro

Dar andamento a uma boa ideia pode ser o começo de um negócio de sucesso. Foto: iStock, Getty Images

Opção para quem deseja empreender, mas não possui uma ideia inovadora e quer reduzir os riscos, as franquias surgem como uma bela alternativa no mercado brasileiro. Em 2014, a taxa de mortalidade de empresas no sistema de franquias foi de 3,7%, enquanto o índice avaliado em negócios tradicionais, de acordo com o Sebrae, foi de 24,9% em dois anos.

A principal vantagem de se tornar um franqueado é contar com o respaldo financeiro e técnico das franqueadoras, além do suporte para treinamento e a validação dos processos. Ao explorar uma marca já consolidada no mercado e recorrer a fornecedores de qualidade garantida, é possível reduzir os riscos do investimento.

E a falta de recursos não é problema. No site da Associação Brasileira de Franchising (ABF), é possível encontrar opções de franquias cujo investimento inicial é inferior a R$ 5 mil. Portanto, cabe a você escolher se deseja investir nesse segmento ou construir uma empresa do zero.

Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Seja qual for a sua decisão, reunimos algumas dicas para você abrir um negócio com pouco dinheiro e potencializar o investimento. Com algumas atitudes simples, é possível minimizar os riscos. Confira:

1. Ampare-se em especialistas

Não hesite em procurar ajuda de consultorias especializadas – como o Sebrae – para auxiliar na montagem da empresa. Ao recorrer a profissionais com experiência no meio, é possível evitar erros comuns a principiantes.

2. Fique atento à sua comunidade

Converse com vizinhos, parentes e conhecidos. Do que eles se queixam? Qual serviço costuma ser o foco das reclamações? Que tipo de problema eles têm dificuldade para solucionar? Analisando a própria comunidade, você identifica demandas não atendidas, de uma academia disponível 24 horas até uma padaria que não feche ao meio dia.

3. Invista naquilo que você conhece

Idealmente, sua empresa deve atuar em uma área na qual você tem expertise. Se você não gostar do assunto com o qual precisará lidar todos os dias, será mais difícil manter a dedicação para melhorar os processos. É preciso ter paciência e vontade de aprender, o que nos leva à próxima dica.

4. Nunca pare de se atualizar

Um erro comum entre os empresários de primeira viagem é dar-se por satisfeito assim que a empresa começa a apresentar lucros. Jamais interrompa o seu processo de aprendizado, esteja disposto a inovar e entenda que sempre há espaço para melhorar.

5. Nunca abra mão da qualidade

A qualidade de atendimento é um dos principais critérios para fidelizar e reter clientes. E isso vale desde redes multinacionais até pequenos armazéns de bairro. A empresa norte-americana de consultoria US News And World Report descobriu em uma pesquisa recente que 70% dos consumidores não voltam a comprar em um estabelecimento se considerarem o atendimento ou o serviço prestado de má qualidade.

Essas dicas já representam um bom alicerce para você começar a projetar sua empresa, não é mesmo? Se você se interessa pelo assunto, não deixe de pesquisar a respeito e reúna o máximo de informações antes de tomar qualquer decisão. Lembre-se: no empreendedorismo, o conhecimento é peça-chave para o sucesso.

Você vai se interessar por:

Também tem uma dica para abrir um negócio com pouco dinheiro? Comente!

como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria
como montar uma empresa de cromagem
como montar uma empresa de churros
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise