Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer abrir negócio com pouco dinheiro? Confira 4 dicas

A- A+

Você tem o sonho de se tornar chefe de si mesmo, quer enfrentar a dificuldade no mercado de trabalho com empreendedorismo, mas olha para o saldo da conta bancária e desanima. Tenha calma: ainda que não seja o melhor dos cenários, abrir negócio com pouco dinheiro é possível.

De acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, 25% das startups brasileiras não passam do primeiro ano, enquanto a metade não sobrevive aos quatro anos iniciais. A questão financeira tem papel importante nisso, especialmente ao abrir negócio com pouco dinheiro. Mas como fazer para começar e sobreviver em situações como essa?

Mulher sinalizando que é possível abrir um negócio com pouco dinheiro.

Ter um negócio próprio exige começar com planejamento e austeridade financeira. Foto: iStock, Getty Images

Como abrir negócio com pouco dinheiro

Antes de começar um empreendimento, é importante se planejar bem, especialmente se você possui pouco capital. Nessas condições, qualquer erro pode ser determinante para acabar com suas atividades. Veja a seguir quatro dicas para abrir negócio com pouco dinheiro, evite problemas e encontre o sucesso.

Concentre-se primeiro na qualidade

Essa é uma das dicas do autor do livro A Startup de US$ 100, Chris Guillebeau. Antes de pensar em marketing ou publicidade, é fundamental que seu negócio tenha algo que o diferencie da concorrência. E, para isso, não é preciso muito dinheiro. No início, você deve investir especialmente na divulgação boca a boca, um dos melhores modos de difundir um negócio em estágios iniciais.

Evite gastos desnecessários

Você já irá despender dinheiro com os custos essenciais. Portanto, evite ao máximo gastar onde não precisa. Principalmente no começo, opte por mobiliar seu negócio com móveis usados, por exemplo.

Esse tipo de atitude irá reduzir drasticamente os custos, e não é algo que irá interferir na qualidade do produto ou serviço. No entanto, o peso que ele terá no seu orçamento pode ajudar na sobrevivência da empresa.

Considere o financiamento

Se, em último caso, você quiser optar por buscar dinheiro de outras fontes, é preciso considerar o financiamento. Existem instituições bancárias que oferecem linhas de crédito específicas para negócios.

O mais importante aqui é pesquisar e verificar qual se enquadra melhor nas suas necessidades, para não pagar taxas de juros abusivas. Pedir dinheiro para terceiros ou optar por financiamentos coletivos ou investidores anjos também são opções.

Uma ajuda extra sempre cai bem

O novo serviço Vivo Meu Negócio, voltado para o mundo dos negócios, também pode dar dicas importantes, inclusive para quem pretender abrir negócio com pouco dinheiro. Em parceria com Roberto Justus, um dos empreendedores mais conceituados do país, o serviço dá dicas sobre o dia a dia dos negócios e do mercado, além de vídeos e testes.

O conteúdo é exclusivo para assinantes da Vivo e é grátis na primeira semana. Depois, a taxa é de R$ 3,99 por semana.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para abrir negócio com pouco dinheiro? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria