Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer abrir empresa? Veja 5 dicas para poupar dinheiro e realizar seu sonho

A- A+

Abrir o próprio negócio é uma iniciativa de coragem, mas que requer planejamento, sobretudo para aproveitar uma oportunidade de mercado. Quem sabe não é esse o caminho para driblar a crise econômica, que exige criatividade para manter as contas em dia? Mas para ter capital inicial para sua empresa, algumas dicas para poupar dinheiro são sempre válidas.

5 dicas para poupar dinheiro e abrir empresa

Uma das principais dificuldades do empreendedor iniciante é reunir um capital para dar o start na sua ideia de negócio. Se esse é o desafio que você tem a superar, veja cinco dicas para poupar dinheiro que podem lhe aproximar do sonho:

1. Aperte o orçamento doméstico

É necessário algum sacrifício para dar fazer uma reserva financeira. O primeiro deles é espremer um pouco o orçamento familiar. Os educadores financeiros sempre afirmam que é relativamente fácil reduzir as despesas em 20% apenas cortando gastos supérfluos.

2. Comece a vender seu produto

Se você irá trabalhar com produto (como alimentos, por exemplo) ou serviços (como corte de cabelo, manicure ou consultorias), a melhor forma de começar é aos poucos, já separando uma parte do lucro para reinvestir no negócio. Lembre-se de somar todos os custos para abertura e manutenção da empresa e trace metas para receber o retorno.

Mulher seguiu dicas para poupar dinheiro

Comece oferecendo seus serviços aos poucos, reinvestindo no negócio. Foto: iStock, Getty Images

3. Converse com a família

É importante que todos os membros da família colaborem para a redução das despesas, inclusive os itens essenciais, como energia elétrica, luz, gás e telefone. Essa atitude irá acelerar seu ganho de capital.

4. Faça um planejamento

Se você está começando do zero, sem nenhuma reserva, é importante fazer um planejamento tanto do negócio (com custos, tempo estimado para alavancagem e lucros) quanto da sua renda pessoal. Nessa hora, as planilhas são ferramentas importantes.

5. Crie metas

Além de definir o quanto precisa, é importante decidir onde aplicar. Visualizar claramente as metas ajuda a chegar mais rápido ao objetivo.

Você vai se interessar por:

Escolha o seu tipo de negócio

Ao aplicar as dicas para poupar, você deve planejar a abertura da sua empresa. Conforme o Sebrae, o primeiro passo é definir o tipo de negócio. Veja algumas opções:

Franquia

Nesse caso, você compra um modelo pronto de negócio de uma marca já estabelecida no mercado. Há opções muito em conta (as chamadas microfranquias) até alternativas que implicam em investimentos altos. A vantagem é que o franqueado recebe todas as instruções necessárias para tocar a empresa.

Em casa

Ter um escritório em casa e trabalhar “home office” permite que o empresário dê os primeiros passos sem maiores preocupações ou, melhor ainda, sem muitos gastos. Dependendo do ramo de atividade, é necessário verificar se é permitido exercer em ambiente doméstico.

Empresa familiar

É um empreendimento dirigido por uma ou mais famílias. A grande diferença em relação aos demais é que a sucessão do poder decisório é hereditária. Sua estrutura é enxuta, geralmente.

Comércio eletrônico

O e-commerce tende a oferecer largas vantagens em relação aos demais negócios. Uma delas é que pode ser gerenciado inteiramente de casa. Basta ter um computador e um software adequado. Dependendo dos itens comercializados, também não há necessidade de estoque. Algumas empresas fazem um intermédio entre o comprador e o vendedor, recebendo por comissão.

Cooperativa

O foco é a prestação de serviços ou comércio de produtos de forma associada. O objetivo é oferecer condições mais favoráveis para os cooperados.

 

O que achou das dicas para poupar dinheiro? Se foram úteis, compartilhe esse conteúdo!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
sonho de consumo