Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Que tal um almoço de Páscoa sem gastar muito? Descubra como

A- A+

O almoço de Páscoa pode ser um desafio até mesmo para a mais experiente cozinheira – sobretudo quando a família é grande. Além do trabalho de preparar pratos deliciosos, também é preciso fazer cálculos. Afinal, com a alta da inflação, é preciso cuidar para a refeição não ficar salgada.

Almoço de Páscoa mais caro

Em 2015, a ceia subiu nada menos que 24% em relação ao ano anterior. Este ano, é aguardado novo aumento.

Se você está precisando poupar, substitua os ingredientes mais tradicionais, como bacalhau, cordeiro e sobremesas com amêndoas. Que tal inovar em 2016, incluindo carnes mais populares na sua lista? O segredo é caprichar nos acompanhamentos.

Quer um exemplo? Aposte na carne de porco – ou até mesmo frango – mas com um tempero particular. As massas também são bem-vindas, até mesmo as mais simples. Para dar um toque especial, a dica é preparar um molho diferenciado. A sobremesa segue a mesma ideia.

Família reunida para o almoço de Páscoa.

Substituir ingredientes por outros mais em conta é a dica para não pesar no bolso. Foto: iStock, Getty Images

Sugestão de cardápio para o almoço de Páscoa

Confira a seguir como montar um cardápio mais barato para o almoço de Páscoa, economizando com as carnes, massas, risoto e até na sobremesa:

Carnes

Porco

Independentemente do corte, o porco sempre cai bem. Para um bolso mais apertado, um tempero com ervas tradicionais já é o suficiente para dar um sabor especial. Se a carteira está mais recheada, um molho suculento pode ser a solução (seja à base de vinho, agridoce ou conforme a preferência dos convivas).

Frango

Se você não tem uma receita específica, um galeto sempre cai bem. O tempero e a textura da carne assada na hora são incomparáveis. Se você não tem churrasqueira, há inúmeras receitas de frango crocante assado no forno. Geralmente, a carne é coberta com algum tipo de farinha para chegar à consistência ideal.

Massas

Lasanha

A boa e velha lasanha não tem erro: todo mundo gosta. Para sair do convencional, pode-se apostar em novos recheios como, por exemplo, bacalhau. Nesse caso, a receita não se torna tão cara, pois é necessária uma quantidade menor do peixe, que será misturada a outros ingredientes.

Macarrão

Não importa se você vai comprar um tagliarini, um papardele ou mesmo um espagueti tradicional: o molho deve ser muito caprichado. Se você tem habilidades nessa área, vale soltar a criatividade. Caso contrário, um bom pesto pode ser comprado pronto no supermercado por valores acessíveis. Se preferir fazer em casa, a receita é bem fácil.

Risotos

Esta é uma opção interessante porque, além de saborosa, contempla também os vegetarianos, se for o caso.

Uma sugestão de preparo rápido e econômico é o risoto de gorgonzola. Como o queijo tem sabor forte, um pedaço pequeno é suficiente para uma panela. A receita leva ainda creme de leite, sendo ideal prepará-la com arroz específico para risoto. Ainda assim, sai em conta.

Você vai se interessar por:

Sobremesas

Quer arrasar gastando pouco? Aposte no estrogonofe de nozes. O nome é pomposo e a noz é cara, sim. Mas você precisará de apenas meia xícara. Basta picar as nozes e acrescentá-las a uma mistura de leite condensado, creme de leite, chocolate em pó e margarina.

 

Gostou das dicas para o almoço de Páscoa? Deixe seu comentário.

como abrir uma pizzaria
como lucrar vendendo cachorro quente
como montar uma pastelaria
inflação nos alimentos
comer peixe
almoço por quilo