Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Que tal compartilhar sua vaga de garagem? Conheça o ezPark e outros apps

A- A+

Provavelmente, já aconteceu com você: está dirigindo até o local de um compromisso e, quando chega lá, não vê nenhuma vaga para estacionar por perto. Para completar, quando encontra, precisa ir atrás de um parquímetro para não levar uma multa. Já pensou como tudo seria mais fácil se tivesse uma vaga de garagem esperando por você?

Empreendedores enxergaram nesse tipo de situação uma oportunidade para criar um aplicativos de compartilhamentos de vagas em garagens. Assim, quem tem uma vaga sobrando, pode locá-la para usuários que não querem perder tempo dando voltas e mais voltas no quarteirão até achar um lugar para estacionar.

Fila para vaga de garagem

Encontrar vaga para estacionar nas grandes cidades pode ser um desafio e tanto. Foto: iStock, Getty Images

Vaga de garagem compartilhada com ezPark

Entre os principais apps deste tipo está o ezPark. O app foi criado pelo empreendedor Luiz Candreva após sentir na pele os inconvenientes de estacionar o carro na rua, ir a um compromisso e precisar voltar ao local para renovar o tíquete.

A intenção do aplicativo é, portanto, tornar tudo isso muito mais fácil. É também o que sugere o nome: se pronunciado em inglês, ezPark fica parecido com easy park, que significa estacionamento fácil.

O app de compartilhamento de vaga de garagem funciona, de fato, de maneira fácil e intuitiva. Após um cadastro, que pode ser a partir do login no Facebook, qualquer pessoa ou empresa pode disponibilizar uma vaga que não utiliza. É só configurar a localização exata, escrever uma breve descrição e informar o preço.

O valor cobrado pela locação da vaga fica a critério do dono – que costuma cobrar um valor menor do que o dos estacionamentos comerciais. O usuário, por sua vez, procura no mapa a vaga de garagem que melhor atende às suas necessidades e faz todo o processo pelo smartphone. O faturamento da ezPark se dá por uma comissão sobre cada locação – que vai de 10% a 30% do valor da transação.

O único cuidado que o locatário precisa ter é em relação às regras do condomínio. É importante se certificar se é possível sublocar as vagas da garagem em questão. O próprio aplicativo ajuda a garantir uma maior segurança, pois os pagamentos são feitos via cartão de crédito e o nome do usuário é checado junto à secretaria da Fazenda.

Startups de economia compartilhada

O ezPark está longe de ser o único aplicativo no qual é possível compartilhar uma vaga de garagem ou encontrar o estacionamento ideal.

No Brasil, há vários apps que funcionam de maneira mais ou menos parecida, como o OndeParar (disponível para Android e iOS), Parkingaki (Android), RemotePark (Android e iOS), Lets Park (Android e iOS) e ParkMe (Android, iOS e Windows Phone).

Esses apps vão na onda da economia compartilhada, que propõe novos modelos de consumo, com menos desperdício.

Além do conhecido Airbnb, no qual é possível locar um quarto ou imóvel inteiro com muita facilidade, há iniciativas como o Bliive (troca de tempo), Rent For All (locação de objetos diversos), Dress&Go (vestidos e acessórios para festas), apenas para citar alguns.

O resultado é, sempre, uma relação ganha-ganha. O dono do bem ganha um dinheiro extra ao locar algo que não estava utilizando, enquanto o outro consegue o que queria por um preço abaixo do mercado.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Agora que encontrou uma vaga de garante para seu carro, é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
vale a pena comprar celular top de linha
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
smartphone com maior tela