Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas e cuidados para a hora de comprar artigos esportivos

A- A+

Praticar esportes melhora a qualidade de vida e o bem-estar, além do desempenho físico do praticante. Essas são as principais motivações de quem busca fugir do sedentarismo, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte. Mas para minimizar riscos de lesões, é importante que o praticante esteja usando os artigos esportivos adequados na hora de se exercitar.

O estudo Diagnóstico Nacional do Esporte também identificou que 45,9% dos brasileiros são sedentários – são aproximadamente 67 milhões de pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física.

Se você não faz parte dessa estatística e se exercita com frequência, ou mesmo se quer abandonar o sedentarismo e começar a se mexer agora mesmo, confira a seguir algumas dicas para saber como comprar os artigos esportivos mais adequados para você.

O consumidor precisa avaliar a marca e o material utilizado antes da compra.

Cada modalidade tem um tipo de exigência de equipamentos para praticar. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para comprar artigos esportivos

Não importa se você joga futebol, basquete, vôlei ou tênis, se pratica natação, musculação ou corre, caminha e pedala no parque da vizinhança. Independente da modalidade praticada, é preciso ter cuidado e atenção com os artigos esportivos que você usa durante a realização dos exercícios.

Entre os tipos de artigos esportivos que exigem mais atenção estão as roupas. As peças devem ser de qualidade, feitas com um tecido apropriado para permitir que o suor do corpo evapore. Essa característica evita que a temperatura do corpo do atleta aumente, o que poderia causar problemas de saúde.

Artigos esportivos para o calor

Roupas para prática de exercícios devem permitir que suor evapore. Foto: Shutterstock

Já no caso da escolha do tênis, o consumidor deve estar atento para adquirir um produto próprio para a modalidade que deseja praticar.

Pisada, ventilação, solado, aderência e amortecimento do calçado são alguns pontos que devem ser bem avaliados pelo praticante antes da compra. Comprar o par de tênis adequado pode evitar problemas nas articulações e processos inflamatórios nos músculos e ossos.

Artigos esportivos para caminhada

Se tênis não for adequado, pode resultar em lesões nas articulações. Foto: Shutterstock

Na hora de comprar qualquer artigo esportivo, o consumidor precisa avaliar a marca e o material utilizado, recomenda Flávio Freire da Costa, educador físico e coordenador da Assessoria do Tio Flavinho em Atividade Física.

“Hoje em dia, a tecnologia está presente também nos materiais esportivos”, explica. “As empresas então se preocupando com o conforto, durabilidade e como esses itens podem auxiliar na performance do atleta”, completa.

Você vai se interessar por:

Stand up paddle: conheça o esporte e descubra como praticar

Roupas para esporte devem prezar pelo conforto

Veja ideias de esporte ao ar livre para praticar

Custo e benefício de artigos esportivos

Como são importante itens na prática de qualquer atividade física, os artigos esportivos devem ser comprados com cuidado. Os preços variam de acordo com marcas e modelos mais avançados. Para fugir dos preços altos, o comprador precisa pesquisar.

Segundo Freire, alguns pontos podem ajudar nessa pesquisa do consumidor, caso da aceitação da marca no mercado e uma avaliação da durabilidade do produto. “A questão do custo e benefício é importante. O consumidor deve prestar atenção na durabilidade do material, no conforto que ele proporciona e no valor que será pago pelo produto”, sugere.

Compre com descontos

O Vivo Descontos oferece redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao programa, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$ 2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular