Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quanto vale seu tempo livre?

A- A+

Tudo o que possui uma medida exata é fácil de calcular: suas horas de trabalho, o metro quadrado da sua casa, quantos quilômetros o seu carro percorre com um tanque cheio. Mas você já se perguntou quanto vale o seu tempo livre?

Ainda assim, há quem se arrisque a fazer esse cálculo. O norte-americano Steven Davis partiu do valor médio do salário horário, descontados os impostos, e atribuiu esse valor à hora de lazer, algo como US$ 13,2. Um ganho de cinco horas de lazer por semana significaria US$ 3,3 mil por ano por pessoa.

tempo-livre

Uma série de pesquisas comprovam a relação direta entre lazer e qualidade de vida. Foto: iStock, by Getty Images

O que você faz no seu tempo livre?

Mesmo que essa matemática seja válida, você não receberia simplesmente por ter um tempo livre. Então, que valor você dá a ele? Você é adepto da filosofia “tempo é dinheiro” e corre atrás de dinheiro nas horas vagas ou consegue ser realmente livre para fazer o que quiser, como passar mais tempo com a família ou apreciar uma bela paisagem?

O economista Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, alerta que tempo perdido não se recupera. Esse fato, por si só, é um incentivo para se aproveitar o tempo livre da melhor maneira.

Em um artigo publicado pelo Instituto Akatu, Dowbor defende que o tempo – em uma referência clara ao tempo livre – é o nosso bem mais precioso. “Entender como o utilizamos e o custo de seu desperdício é fundamental para começarmos a organizar nossas atividades em torno da qualidade de vida”, sustenta.

Assuntos ligados ao tempo livre parecem pouco familiares quando relacionados a finanças. Segundo Dowbor, o Brasil preciso introduzir na sua economia os estudos de “time budget“, já tão aplicados no mercado internacional. Ele aponta que é preciso realizar pesquisas periódicas sobre o uso do tempo na sociedade.

Qual sua ideia de tempo livre?

Não é de hoje que se discute da importância do tempo livre para o ser humano. O filósofo alemão Theodor Adorno, morto em 1969, já defendia a ideia de que o ócio estava totalmente acorrentado ao trabalho pois, o que dificulta nossas escolhas relativas ao lazer.

Hoje em dia, há uma série de pesquisas que comprova a relação direta entre lazer e qualidade de vida, com benefícios diretos para a saúde física e mental. No entanto, a esmagadora maioria das pessoas quase não consegue direcionar seu tempo para alguma atividade que não seja relacionada ao trabalho.

Tempo livre e informação

Se você precisa de praticidade para poder aproveitar melhor seu tempo, fazendo o que mais gosta, pode contar com serviços para agilizar suas atividades. O Vivo Informa oferece uma central disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo informações diversas e pequenos serviços.

Você pode, por exemplo, solicitar indicações de restaurantes e casas noturnas e até mesmo efetuar reservas, comprar ingressos para shows e espetáculos, obter informações sobre trânsito e enviar mensagens urgentes para amigos e familiares.

> Vivo Informa: Receba tudo sobre tempo, horoscopo, trânsito e mais

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como lidar com a avareza
Jovem realiza sonho de fazer intercâmbio
Pagar juros gera dívidas
Escolha a opção de investimento para seu dinheiro render
Restrição de crédito limita compras a prazo
Comprar um carro é despesa, não investimento