Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quanto vale o meu carro? Saiba fazer essa avaliação

A- A+

Quando você começa a se planejar para vender seu veículo, a primeira pergunta que vem a cabeça é: “quanto vale o meu carro”? Para responder, nem sempre é fácil. Há uma série de fatores a serem considerados e particularidades regionais, de conservação e até mesmo itens presentes no automóvel que são levados em conta.

Afinal, quanto vale o meu carro?

A tabela Fipe, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é um dos métodos mais utilizados para responder à pergunta “quanto vale o meu carro”. Nela, estão expressos os preços médios de veículos no mercado nacional, servindo como parâmetro para negociações ou avaliações.

quanto vale o meu carro

Saber o valor real do seu carro é importante para fazer um bom negócio na venda. Foto: Shutterstock

Outra boa opção é a tabela WebMotors, que mostra os preços praticados e as médias em cada estado e em todo Brasil. Os valores são baseados nos veículos anunciados no portal e, portanto, é atualizada em tempo real.

Ela é opção para que o consumidor possa consultar e decidir pelo melhor negócio tanto na busca por um carro ou moto, quanto para anunciar o seu veículo.

Entenda a variação de preços

É importante ressaltar que os preços praticados variam conforme a região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que influencie as condições de oferta e procura de determinado veículo. Mas o que leva a essa valorização ou desvalorização?

Alguns fatores interferem nesse tabelamento. De acordo com Rafael Constantinou, gerente de marketing da WebMotors, maior portal brasileiro no segmento automotivo, de maneira geral, o carro já se desvaloriza assim que sai da concessionária.

Porém, os valores podem variar principalmente devido ao estado de conservação, cor e opcionais. “Versões com motores mais potentes, câmbio automático e trio elétrico, por exemplo, tendem a desvalorizar menos”, destaca ele.

Como e onde vender

Depois da avaliação, qual o melhor lugar para vender o carro? Será que as opções pelas concessionárias são a melhor ideia? Revendas de carros também costumam ser consideradas pelos motoristas.

De acordo com Constantinou, hoje em dia, sem dúvidas, é na internet que a maioria dos consumidores procuram e decidem pela compra. Através dela, os usuários conseguem detalhar sua busca como desejarem, além de comparar ofertas de diversas regiões.

Como a maioria das pesquisas ocorre online, vale lembrar que incluir o máximo de informações e fotos é essencial. “Também recomendamos que o vendedor sempre se atente a possíveis defeitos mecânicos, e comunique o interessado na aquisição se deixou de atender a algum recall, se o veículo ainda tem garantia, entre outras questões importantes”, orienta.

Você vai se interessar por:

Oportunidade de economizar

Quer vender o carro para ter um dinheiro extra? Você também pode chegar lá economizando. E uma forma de fazer isso é não perdendo as vantagens que estão ao seu alcance.

Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Já sabe responder a pergunta “quanto vale o meu carro?” Compartilhe essas dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria