Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quanto ganha um taxista? Ao receber pagamentos no cartão, renda aumenta

A- A+

Para responder quanto ganha um taxista, é necessário avaliar vários fatores: o ponto onde ele se encontra, o valor de bandeira, a quilometragem média das corridas, o número de horas trabalhadas… Seja como for, geralmente é possível ganhar um bom dinheiro, mas ele pode ser maior caso o taxista se adapte às novas exigências dos consumidores.

Entre elas, estão os aplicativos que fazem a mediação do passageiro com o condutor. Outra estratégia compreende ampliar as formas de pagamento, aceitando cartão de crédito e débito. 

Motoristas sabem quanto ganha um taxista

Taxista cadastrado em aplicativos e que aceita pagamentos em cartão ganha mais. Foto: iStock, Getty Images

Afinal, quanto ganha um taxista?

Saber quanto ganha um taxista, seja com ou sem licença, depende, basicamente, de quatro variáveis: valor de bandeira (quanto custa o quilômetro percorrido), média de corridas por hora, média de quilômetros por corrida e horas trabalhadas.

Cada um desses aspecto varia conforme o ambiente. Em algumas cidades, o valor de bandeira é mais caro. Em alguns pontos, a circulação de pessoas pode ser maior, mas o número de taxistas no local também, e a distância média percorrida menor.

O fato é que qualquer taxista que ficar esperando passivamente no ponto ganhará menos do que aquele que se qualificar (aprendendo inglês, por exemplo), manter o seu veículo em bom estado, marcar presença nos aplicativos para chamar táxis e aceitar meios eletrônicos de pagamento.

Pagando táxi com cartão de crédito e débito

Na cidade de São Paulo, agora é exigência. O Departamento de Transportes Públicos da prefeitura paulistana determinou, em novembro de 2015, que todos os táxis da capital devem permitir cartões de débito e crédito como forma de pagamento. A exigência passou a valer no dia 4 de março de 2016, e os motoristas que não a respeitarem estão sujeitos a multas.

Se em São Paulo é obrigação, em outras cidades, onde nem todos taxistas aceitam pagamentos em cartão, esse é um diferencial competitivo. O passageiro se sentirá mais seguro, por não precisar carregar dinheiro vivo, e ninguém ficará preocupado com o troco.

 

Aplicativos ampliam formas de contato

Os aplicativos para smartphone permitem ao passageiro chamar um táxi onde quer que esteja. Ele encontrará o taxista cadastrado no serviço mais próximo e o GPS indicará quando ele estiver chegando. Ou seja, uma maneira mais simples do que o contato telefônico ou do que aguardar a sorte esperando um táxi vazio passar pela sua rua.

Há várias opções, como EasyTaxi, 99taxis, SaferTaxi e outros. Cada um tem suas exigências, procedimentos de controle de qualidade e maneiras para aderir. Se você tem interesse, entre no site do aplicativo escolhido e informe-se sobre como proceder.

Você vai se interessar por:

Agora que já sabe quanto ganha um taxista, o que acha de seguir as dicas desse artigo? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria