Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pensando em construir um canil? Veja dicas

A- A+

Você que possui um cãozinho e adora animais de estimação, já pensou em montar uma canil em casa? Um lar confortável para o seu melhor amigo pode fazer com que ele lata e chore menos, por exemplo. Confira quanto custo manter um espaço assim.

Construindo o canil

No portal cachorrogato, o veterinário Fábio Toyota fornece algumas dicas para a construção do espaço para o seu cachorro. O primeiro passo é a escolha do lugar ideal para a sua instalação na casa. O canil deve ser colocado em um local que pegue luz solar, pois os pets precisam de um pouco de sol para o fortalecimento dos seus ossos. Além disso, lugares iluminados com luz natural funcionam como um esterilizador do ambiente.

canil

Cães muito tempo presos tendem a ficar mais nervosos e agressivos, entenda o tempo deles. Foto: iStock, by Getty Images

Cachorros gostam de casas cobertas, pois assim se sentem mais seguros. O ideal é que espaço seja suficiente para que o animal fique em pé, sobre as quatro patas, e consiga dar uma volta sobre o próprio corpo dentro da área. No entanto, além de ser confortável para o cão, o canil tem de ter um tamanho que facilite a limpeza do ambiente por parte do dono.

Solário

Além da área coberta, é fundamental que haja também um espaço externo. Para esse local, dá-se o nome de solário do cachorro – justamente por ser a parte do canil em que o animal tem contato direto com o sol. Ela deve ser maior que a casinha interna, pois é onde ficará a comida, onde o cão fará suas necessidades e onde ele caminhará e brincará.

O chão dessa área deve ser levemente inclinado para facilitar o escoamento da água, tanto na hora do banho quanto na limpeza do canil. Se possível, utilize cerâmica não porosa no piso, além de ser antiderrapante, facilita na higienização, assim como a colocação de ralos e valas. Utilize cloro e bastante água, pelo menos uma vez por semana, para manter o local sempre limpo e evitar doenças.

Outro ponto importante a ser observado no solário são as grades de proteção. O veterinário orienta que se use cercas com materiais que permitam que o animal visualize o lado de fora e também que não o machuque na hora de brincar. A altura da cerca deve ser pensada de acordo com o tamanho do cão.

A escolha pelo material das paredes também deve ser observado. Para, também, facilitar na limpeza e manter uma temperatura interna ideal, a melhor saída são as construções com tijolo de barro e revestimento de cimento e areia ou azulejos. Isso ajuda a evitar que o cachorro abra buracos quando arranhá-la muito.

E, nunca é demais lembra que, por mais que o canil seja um espaço destinado ao seu pet, é importante você deixá-lo, pelo menos, dois turnos livres. Cães muito tempo presos tendem a ficar mais nervosos e agressivos.

Priorize o seu orçamento

Pense e estude o projeto do seu canil em casa antes de colocá-lo em prática. Faça uma análise de preços dos materiais que podem ser usados e veja quais deles cabem no seu orçamento. Caso não seja possível fazer todas as reformas, opte por aquelas que não irão comprometer sua renda. Troque o projeto com solário, por exemplo, por caminhadas diárias com seu melhor amigo.

As dicas sobre como construir um canil fizeram você se lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
viagem com pets
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Ela decidiu ter cachorro em apartamento
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.