Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Medalha de ouro: entenda quanto custa formar um campeão

A- A+

Ganhar uma medalha de ouro em uma competição esportiva não é para qualquer um. O atleta precisa de anos de treinamento, dedicação, empenho e amor ao esporte para alcançar esse feito. O prêmio da vitória é uma compensação ao esforço e às abdicações que um esportista tem que fazer ao longo da vida profissional.

Nos Jogos Pan-Americanos, encerrados no dia 26 de julho em Toronto, no Canadá, o Brasil conquistou não apenas uma medalha de ouro, mas 41 delas, em várias modalidades esportivas, como atletismo, canoagem, caratê, judô, ginástica artística, ginástica rítmica, iatismo, natação, handebol e futebol. Nas Olimpíadas 2012, realizadas em Londres, foram três ouros.

Em 2016, a maior disputa do esporte mundial será no Rio de Janeiro. Vem mais por aí? Afinal, quanto custa para formar um atleta medalhista olímpico?

medalha-de-ouro

Seleção feminina de futebol levou o ouro no Pan de Toronto. Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O caminho da medalha de ouro

Para se tornar um atleta vencedor de uma medalha de ouro olímpica, a maior ambição de um esportista, é necessário mais do que dedicação. Um campeão precisa de patrocínio e investimento financeiro para vencer e ser o melhor em sua modalidade.

Um campeão depende de muito esforço e da dedicação de uma vida inteira. A criança e o jovem talentoso de hoje podem ganhar uma medalha de ouro em uma competição olímpica amanhã.

Para o doutor em Psicologia do Esporte, Renato Miranda, entre alguns pontos fundamentais para se construir uma carreira bem sucedida no esporte, estão o amadurecimento emocional, prazer na prática esportiva, compreensão das limitações da vida de um atleta profissional e apoio familiar.

Além das questões psicológicas, Miranda cita também treinamentos com profissionais de alta qualidade, ambiente esportivo apropriado e escola adaptada ao atleta em caso de esportistas em idade escolar. É aqui que entra o investimento financeiro feito no atleta por clubes, empresas e mesmo pela família.

Para se tornar um atleta ganhador de uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, o esportista precisa treinar diariamente e ter dedicação exclusiva ao esporte. Além dos gastos básicos de uma pessoa com moradia, transporte, alimentação, há a necessidade de contar com bons técnicos. “Somente treinadores de alta qualidade profissional e pessoal poderão administrar uma rotina de preparação do mesmo nível de exigência”, afirma Miranda.

Outro requisito fundamental é uma estrutura física adequada para a realização dos treinos. Ela vai depender da modalidade esportiva praticada, mas é peça-chave para o bom desempenho do atleta. “Em um ambiente seguro, saudável e com equipamento de alta qualidade, o talento do atleta é potencializado”, acredita Miranda.

Você vai se interessar por:

Veja ideias de esporte ao ar livre para praticar

Roupas para esporte devem prezar pelo conforto

Stand up paddle: conheça o esporte e descubra como praticar

Patrocínio para ganhar a medalha de ouro

Atualmente, o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo órgão. A Lei de Incentivo ao Esporte determina que pessoas jurídicas podem investir até 1% desse valores nesses projetos. Já o percentual que pode ser investido por uma pessoa física é de 6%.

Desde 2010, outra forma de patrocínio e apoio regulamentada pelo governo é a adesão de atletas de alto rendimento às Forças Armadas. Em uma parceria entre o Ministério da Defesa e do Esporte, já são mais de 600 esportistas alistados no Exército, Aeronáutica e Marinha, recebendo salário, direitos trabalhistas e podendo usar as instalações oficiais para a realização de treinamentos.

 

Gostou de saber como se forma um campeão olímpico? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito