Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quanto custa fazer um aplicativo: tudo que você precisa saber

A- A+

Existem mais de 168 milhões de smartphones no Brasil de acordo com levantamento realizado pela FGV-SP e divulgado em abril deste ano. Com o crescimento do mercado, investir nesse segmento pode ser uma boa estratégia para sua empresa. Mas você sabe de quanto dinheiro estamos falando? Entenda, a seguir, quanto custa fazer um aplicativo, e avalie as possibilidades.

Quanto custa fazer um aplicativo

Em geral, a decisão de criar um aplicativo pode ser motivada por dois fatores: vontade de empreender ou de potencializar a comunicação e os resultados de uma empresa já existente. Seja qual for a sua intenção, os custos tendem a seguir os mesmos critérios:

1. Funcionalidades

A quantidade de recursos e funcionalidades necessários é um dos principais fatores para definir o valor de um aplicativo. Um software que dependa de localização via GPS e esteja permanentemente sincronizando à rede de dados, por exemplo, custará menos do que um app de funcionalidades internas.

2. Design

Quanto mais elaborado, mais caro. Mas não pense que design elaborado significa poluir a tela com uma enxurrada de informações, textos e botões. É o contrário. Pela tela de tamanho reduzido, o ideal é tornar o design tão clean e responsivo quanto possível, tornando a navegação simplificada e fluída.

3. Monetização

Você pretende ganhar dinheiro com o aplicativo? A ideia é investir em publicidade ou angariar recursos dos usuários? Defina essa estratégia porque, quanto mais complexo for o sistema, mais caro será o aplicativo.

4. Banco de dados

Você prevê um grande número de acessos simultâneos ou vai trabalhar com um nicho especializado? Quanto mais pessoas acessarem o seu aplicativo, maiores serão os gastos com hospedagem da ferramenta, servidores e bancos de dados.

5. Programação

Finalmente, como será criado o aplicativo? Você vai contratar uma agência com expertise na área ou vai recorrer a uma empresa que está começando? Precisa de um analista de sistemas? De um arquiteto da informação? De um webdesigner? De um especialista em programação? Novamente: quanto mais completo o projeto, mais você precisará pagar.

quanto custa fazer um aplicativo

Valor para construção do aplicativo depende da quantidade de recursos e funcionalidades. Foto: iStock, Getty Images

Custo médio para fazer um aplicativo

É impossível determinar ao certo quanto custa um aplicativo, pois, como você percebeu, o valor depende de uma série de critérios. Mas existem algumas ferramentas que podem dar uma boa estimativa sobre o montante que você pagará.

O site Quanto custa criar um Aplicativo, questiona as suas necessidades para o aplicativo e, com uma base de dados que reúne diversas informações sobre valores e características, calcula um valor aproximado para a construção do app.

Se considerarmos o modelo mais simples e o mais complexo, os valores variam entre R$ 4.760,00 a R$ 75.480,00 reais. E aí, está dentro daquilo que você imaginava? Comente!

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Tirou suas dúvidas sobre quanto custa fazer um aplicativo? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria