Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quando vale a pena lavar roupa em lavanderia

A- A+

Perguntar se vale a pena lavar roupa em lavanderia pode até parecer desnecessário. Do ponto de vista financeiro, mandar lavar as roupas fora sempre representará uma despesa maior do que fazer o serviço em casa. Será mesmo?

Ao olhar pelo lado da sustentabilidade, a situação já se inverte. Um levantamento do Sindicato das Lavanderias do Estado de São Paulo aponta que uma família de quatro pessoas gasta, em média, 16 mil litros de água para fazer a lavar roupa em casa. Já uma lavanderia consegue reduzir em 40% o consumo para o mesmo volume de roupas, utilizando cerca de 6,4 mil litros.

Com a crise hídrica que ocorreu recentemente na região Sudeste, recorrer às empresas especializadas foi a opção de muitas famílias que sofreram com o racionamento. É aí que se torna necessário pesar na balança: vale a pena lavar roupa em lavanderia ou devo continuar usando a máquina em casa?

Ela acha que vale a pena lavar roupa em lavanderia

Roupas mais delicadas precisam de cuidados especiais para evitar danos. Foto: iStock, Getty Images

Quando vale a pena lavar roupa em lavanderia

Se você quer economizar, há casos em que o melhor mesmo é procurar uma lavanderia. Atualmente, há empresas que trabalham com diferentes níveis de fidelidade. Ou seja, há valores diferenciados conforme a quantidade de roupas lavadas por semana e por mês.

Para saber se vale a pena lavar roupa em lavanderia, o segredo é fazer os cálculos. Confira o passo a passo:

  • Verifique primeiro a quantidade de roupas que você costuma lavar em casa por semana.
  • Depois, veja qual pacote na lavanderia atende à sua demanda e observe o custo.
  • Por fim, pese os gastos com máquina de lavar, produtos de limpeza, água e energia elétrica.
  • Como tempo é dinheiro, vale considerar esse aspecto na conta final.
  • Se quiser ainda mais comodidade, há empresas que oferecem a possibilidade de lavar, de passar e lavar ou só de passar a sua roupa.

Se a sua conta indicar que o melhor para o bolso ainda é lavar em casa, considere casos especiais. Por exemplo, quando você precisa lavar roupas delicadas, de tecidos nobres ou que corram o risco de manchar, é melhor não pensar duas vezes. Imagine estragar um terno que você pagou uma fortuna? Melhor pagar entre R$ 15 e R$ 30 e mandar lavar fora.

O mesmo vale para as roupas de inverno, roupas sociais (principalmente camisas e blazers), vestidos de festa e até mesmo roupas manchadas, pois muitos estabelecimentos são especializados nisso. Muitas vezes, é melhor garantir o investimento que você fez em uma peça cara. Na dúvida, olhe as indicações na etiqueta e avalie se pode lavar sozinho.

Para as pessoas que não têm tempo e precisam usar camisas sociais diariamente, também pode ser interessante recorrer a esse serviço. Afinal, acertar os locais das dobras não é fácil, e o gasto de energia elétrica pode ser alto.

Dicas para a lavagem em casa

Quando se pensa em lavar roupas em casa, é necessário avaliar não somente a economia de energia, mas também o tempo. O processo de lavar, estender, secar e passar parece simples, mas não é rápido. Também dobrar e guardar tomam mais alguns precisos minutos da sua semana.

O mais prático é separar as roupas por cor (entre pretas, brancas e coloridas) para lavar. Para economizar água e energia, o segredo é esperar juntar uma quantidade considerável de roupas para colocar na máquina. Afinal, quanto mais se usa, mais se gasta.

Se ficar mais fácil, você pode eleger um ou dois dias da semana para fazer a higienização. Lembre-se também que nem todas as roupas precisam ser lavadas logo após o uso. As calças jeans, os casacos e blusões podem ser utilizados mais de uma vez.

Já as roupas que sujam com mais facilidade, como as camisetas, devem sair do corpo diretamente para o cesto. As roupas íntimas, por sua vez, ficam a critério da dona de casa. Muitas preferem lavar à mão, enquanto outras colocam na máquina. Nesse caso, é melhor lavá-las separadamente das outras peças.

Você vai se interessar por:

 

E para você, vale a pena lavar roupa em lavanderia ou não? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote